Como saber se a empresa teve Lucro ou Prejuízo?

11 de janeiro de 2021

lucro ou prejuízo

Lucro ou prejuízo? Para saber se a sua empresa está no lucro ou prejuízo, é necessário ter um controle detalhado de todas as atividades da organização.

Um dos principais desafios de quem empreende é conseguir manter o negócio rentável, ou seja, conseguir manter a empresa no lucro.

Muitos empresários erram ao pensar que gerando renda suficiente para pagar os custos, significa que a empresa está no azul. Pensar assim é totalmente equivocado.

Com o fluxo de caixa consigo descobrir se tenho lucro ou prejuízo?

Não, porque o fluxo de caixa é uma ferramenta que apenas indica se as contas estão sendo pagas com a renda que o negocio está gerando, mas não dá nenhum indicador de lucratividade ou crescimento.

Apure o resultado

Para avaliar se a empresa está dando lucro ou prejuízo, é essencial apurar o resultado. Trata-se de uma forma de gestão econômica, fácil de ser adotada e que possibilita conhecer os números no fim do tempo desejado, que pode ser um mês, trimestre, semestre ou ano.

Para obter uma informação confiável a partir da apuração de resultado, é fundamental que a empresa mantenha seus controles financeiros organizados e atualizados, nesse caso pode ser usado o fluxo de caixa.

Com a apuração de resultados é possível verificar como andam os esforços de melhoria da empresa e medir o seu desempenho, obtendo indicadores, como margem de contribuição, ponto de equilíbrio e lucratividade, que são importantes para avaliar quais ações praticas podem ser adotadas em caso de prejuízo.

Como apurar o resultado?

Para apurar um resultado e identificar se a empresa está com lucro ou prejuízo é necessário se planejar e determinar um período.

Como pode ser feito? Para apurar os resultados mensais, basta fazer a relação de tudo o que foi vendido e usado durante o mês.

Mas é importante ficar atento as sazonalidades de algumas empresas, ou seja, essas empresas vendem mais em um determinado mês e outros não.

Por isso, é importante apurar os resultados em um período mínimo de seis meses. Mas só será possível apurar os resultados se estiver com os controles financeiros organizados e atualizados.

Após apurar o seu resultado, analise a situação, realize planejamentos. Além disso, trace estratégias para reverter os cenários ou obter lucros maiores.

Vamos aos cálculos:

Fórmula para apuração dos resultados:

(=) Faturamento (some as suas vendas do período)

(-) Custos variáveis (diminua os custos que teve diretamente com as mercadorias ou serviços)

(-) Custos fixos (diminua as despesas que existem no seu negócio)

(=) Resultado do período (a diferença se deu lucro ou prejuízo)

Conte com uma contabilidade especializada

Esses cálculos podem parecer simples, mas sem o devido conhecimento se torna difícil concretizá-lo.

Por isso a importância de contar com uma contabilidade especializada na sua empresa para te entregar esses valores prontos.

Como irá te ajudar?

Os valores estarão prontos, onde você irá focar apenas na gestão e no sucesso da sua empresa.

Conheça nosso escritório, DR Contabilidade.

Deixe as suas dúvidas que um de nossos especialistas irá te auxiliar sem custo nenhum. 😊

Deixe uma resposta

Nenhum comentário para "Como saber se a empresa teve Lucro ou Prejuízo?"

Nenhum comentário até o momento.