Conheça as principais dificuldades das pequenas empresas

13 de agosto de 2020

Principais dificuldades das pequenas empresas

Dificuldades em pequenas empresas, todo pequeno empresário pode ficar ciente que irá passar. Mas o que irá diferenciar os bons dos amadores é como passar por elas. 


Quando um empresário decide abrir um negócio, ele deve abrir com um proposito e com muito estudo em cima. Não pode apenas abrir porque “acha que pode dar certo”.  

Existem muito estudo por trás de uma abertura, deve ser feito um Plano de Negócio muito bem elaborado. Se não sabe como fazer esse Plano de Negócio, aconselhamos ler esse Post: Plano de Negócio para abrir uma empresa. 

Tudo começa com um bom planejamento, além disso, precisa ter uma boa análise de mercado referente ao comercio que deseja abrir.  

Após feita essa pesquisa vamos as principais dificuldades que a maiorias das pequenas empresas passam. Aproveita as dicas! 

I – Falta de Vendas 

Essa é a primeira das dificuldades das pequenas empresas, mas é uma das mais gravés. 

Para uma empresa se manter viva no mercado ela precisa vender. Não importa se a sua empresa é de mercadorias ou de serviços, ou até se é um profissional liberal, todos tem que vender para se manter. 

Se a sua empresa está com esse problema está na hora de fazer ume estudo e mudar essa situação. 

Em primeiro lugar, compreenda se o produto e mercadoria, ou ambos são de qualidade. 

Qualidade é uma questão de vida ou morte. Não escolha ter uma empresa para estar apenas na média, sua empresa sobreviverá se for a melhor no mercado.  

Lembre-se: A sua missão deve ser satisfazer as necessidades do seu potencial cliente. Não sabe o que é Potencial Cliente? Saiba como um Cliente Ideal pode ajudar a aumentar as Vendas. 

II – Funcionários 

Quando o funcionário não está produzindo como o esperado, ou seja, o desempenho individual não está bom, interfere diretamente ao sucesso da empresa. 

Se o seu funcionário não vai bem, a sua empresa tem uma grande chance de seguir pelo mesmo caminho. Ou seja, dificilmente um negócio consegue resultados se a sua equipe de colaboradores apresenta um baixo desempenho. 

O mau desempenho dos funcionários deve ser detectado no início. Além disso, será possível que a empresa tome as medidas necessárias para contornar a situação. 

Quando está com um funcionário que não está rendendo o suficiente esperado, não pense, em primeiro momento, a demissão. Pois, a demissão pode trazer ainda mais prejuízos para a empresa, como os gastos com o funcionário atual, além de gastos com o outro profissional. 

Algumas dicas para melhorar o desempenho do seu funcionário: 

  • Estabeleça metas claras e que seja possível ser alcançada; 
  • Forneça Feedbacks constantes, sejam eles positivos ou negativos; 
  • Proporcione as ferramentas necessárias para o trabalho; 
  • Motive a sua equipe. 

III – Não consigo pagar as contas 

Um dos principais problemas de quando o empresário fala “Não consigo pagar as minhas contas”, é na verdade, quando não separa as contas pessoas das contas da empresa. 

Isso acontece com mais frequência do que imaginamos, o pequeno empresário no início das atividades, paga uma “continha” de casa na empresa, paga outra conta e assim vai. 

Isso não deve acontecer, o que deve ser feito é o empresário retirar um pro labore todos os meses (um salário) para essas contas. 

Logo depois, começar a fazer um controle regrado do dinheiro que entra (receitas de vendas ou serviços) e do dinheiro que sai da empresa (pagamento de despesas). 

Esse controle pode ser feito através do Fluxo de Caixa, ou seja, é um método muito utilizado e eficaz para ajudar nos resultados da empresa. 

Mas se na sua empresa esse não for o problema, então precisa aumentar as vendas. Buscar métodos de aumentar a entrada de Receita na empresa. 

Siga os passos que foi sugerido logo acima no tópico: “Falta de Vendas”  

Quer conhecer um pouco mais sobre o nosso escritório: DR Contabilidade  

Deixe as suas dúvidas que um de nossos especialistas irão te ajudar. 

Deixe uma resposta

1 comentário para "Conheça as principais dificuldades das pequenas empresas"