Planejamento Financeiro para Pequenas Empresas

06 de julho de 2019

Planejamento Financeiro para pequena empresa

Planejamento financeiro nas pequenas empresas é primordial para o tão almejado sucesso.

Qualquer negócio, mesmo que pequeno porte, deve ter planejamento. Como também, avaliação de potencial, facilidade de mão de obra, previsão de custos, e tantas outras variáveis que são esquecidas.

Portanto, as micro e pequenas empresas, tal como empresas de qualquer porte, dependem de controle financeiro para manterem sua “saúde” e obter lucratividade.

O planejamento financeiro nas micro e pequenas empresas não é muito diferente do utilizado nas grandes empresas, mas, muito mais simples. Entretanto, não podemos correr o risco de administrar uma pequena empresa como antigamente, sem os conhecimentos mínimos do gerenciamento do setor financeiro.

 

A importância de um planejamento financeiro para pequenas empresas

Um bom planejamento financeiro é elaborado para ter controle financeira de uma empresa. Além disso, as micro e pequenas empresas, que precisam desse controle para conseguir construir uma boa administração no seu negócio.

 

Funções e objetivos do Planejamento financeiro para pequenas empresas

 

      1. Necessidades

Ao mantermos em constante observação os recursos da empresa, saberemos antecipadamente se o empresário irá necessitar de dinheiro extra para solver compromissos, ou seja ter que recorrer a créditos para reforço de capital de giro.

Esse recurso permite que a capacitação de recursos possa ser feita sem correrias e com antecedência suficiente para ser negociada com bancos, ou até prorrogação e prazos de pagamentos com fornecedores. Dessa forma, poderá prever antecipadamente as necessidades futuras de dinheiro.

 

      2. Organizar

Acompanhar, organizar os serviços financeiros implica disciplina organizacional. Assim, os documentos devem ser registrados no fluxo de caixa. Nos vencimentos, conferir com o fluxo e verificar se está tudo regular.

Além disso, descubra como manter Organização na sua empresa.

      3. Equilíbrio

É fundamental lembrar que a receita sempre deve superar a despesa. Quando isso não acontece surge o desequilíbrio, o caminho mais curto para a solvência. A melhor forma de assegurar o equilíbrio é manter sob controle o planejamento financeiro.

 

      4. Lucratividade

A lucratividade deve ser acompanhada permanentemente. Para isso, devemos montar, tecnicamente, os resultados obtidos todos os meses e confronta-los com os meses anteriores.

Desta forma, teremos uma visão de tendência do caminho que a empresa percorrerá futuramente, em relação ao lucro, que é o objetivo primordial de uma empresa.

 

      5. Prever

Prever as necessidades futuras de recursos é tarefa relativamente fácil, se tivermos o mínimo de organização e um planejamento financeiro atualizado. As receitas das empresas vêm das vendas de seus produtos ou serviços. Então, podemos prever a receita de vendas, considerando os valores que historicamente registramos.

 

      6. Planejar

Planejar é estimar o que acontecerá no futuro, baseando-se naquilo que historicamente aconteceu na empresa no passado, colocando as alterações que levem a correção de rumos naquilo que for necessário.

Tente fazer, no início de cada ano, um orçamento mensal desejável, mas realista, e adote-o como meta a ser cumprida. Posteriormente, compare com o planejado e tente corrigir e tente corrigir onde for possível.

 

Com isso, com um bom planejamento poderemos, confiantes, tomar decisões como: aumentar ou reduzir estoques, comprar novo maquinário, admitir ou demitir funcionários, rever preços, ampliar o leque de clientes etc.

 

 

FAÇA PARTE DA NOSSA NEWSLETTER

 

Conheça mais sobre nosso Escritório.

Deixe uma resposta

1 comentário para "Planejamento Financeiro para Pequenas Empresas"