Como legalizar uma loja de roupas?

30 de agosto de 2020

legalizar-loja

Você decidiu abrir a sua loja, agora vem uma das partes mais importantes, legalizar a sua loja e sair do mundo de ilegalidade. 


Esse é um ponto que a maioria dos pequenos empresários não se preocupam, o pensamento é “O governo só quer cobrar altos impostos e nada mais.” 

Mas fique sabendo que se legalizar a sua loja, passará a ter benefícios que trabalhando ilegal não tem. Além disso, hoje em dia, temos formas de legalização com impostos considerável baixos. 

Uma forma de legalizar a sua loja de uma maneira simples e pagando pouco impostos e mesmo assim adquirindo benefícios que só empresa possui, é se legalizando em MEI. Vamos explicar em mais detalhes como funciona logo abaixo. 

Nesse artigo iremos explicar como funciona para legalizar a sua loja. Ou seja, os processos burocráticos. Se deseja saber um Passo a Passo para abertura de uma loja, recomendamos esse outro Post: Passo para abertura de uma Loja. 

Como funciona a legalização de uma loja de roupas? 

Em primeiro lugar, é necessário o pequeno empresário fazer um Plano de Negócios da sua loja, fazer todo um planejamento, para prever movimentos futuros. Temos um blog que explico como funciona um Plano de Negócio para Lojas. 

Além disso, agora vamos os passo para a legalização burocrática da sua loja. 

Passo a passo para a legalização burocrática da sua loja

  1. Documentação: Separe a documentação necessária para legalizar a sua loja, esses documentos serão necessário para o Cadastro na Junta Comercial do seu estado. Saiba quais documentos, aqui. 
  2. Para seguir com a abertura de empresa, precisa saber o que pretende vender. Após estar ciente, e necessário encontrar um CNAE correspondente. A consulta pode ser feito nesse site do IBGE. 
  3. CNPJ: O CNPJ da sua empresa deve ser solicitado junto a Receita Federal, uma vez que você tenha todos os documentos em mãos.  
  4. Alvarás de funcionamento: Após estar com o CNPJ em mãos, deverá solicitar os alvarás de funcionamento. Esses alvarás é a permissão para a sua loja se manter aberta. Por isso, procure os órgãos responsáveis para essa solicitação. 
  5. Regime de tributação: Precisa identificar qual o regime de tributação sua loja deseja se enquadrar, ou seja, por qual regime de tributação os impostos será apurados. No entanto, o mais usado é o Simples Nacional, mas é importante o acompanhamento de um Contador especializado.  
  6. Previdência Social: Depois de todos esses passos, a sua empresa já está aberta e pode funcionar. Falta apenas mais um passo: fazer o cadastro junto a Previdência Social. Uma empresa tem até 30 dias depois da sua abertura para fazer isso. 
  7. Fiscal: Aqui você deve definir como você vai fazer a emissão das suas notas fiscais para estar em dia com as obrigações fiscais. Deve ser escolhido um emissor de notas fiscais para essa função. 

Pronto! Depois desse passo a passo a sua empresa já está legalmente aberta.  

Procure um profissional qualificado para legalizar a sua loja 

Nós da, DR contabilidade, somos especialistas e abertura de Lojas e podemos te ajudar nesse quesito. 

Oferecemos um serviço justo. Além disso, consultoria e auxílio no que precisar, porque sabemos que nesse momento surgem muitas dúvidas e incertezas. 

Estamos aqui para te ajudar. Deixe a sua mensagem e converse com algum dos nossos especialistas. 

Deixe uma resposta

Nenhum comentário para "Como legalizar uma loja de roupas?"

Nenhum comentário até o momento.