Qual a documentação necessária para abrir uma loja?

07 de agosto de 2020

documentos abrir loja

A documentação para abrir uma loja precisa ser organizada e separada para uma legalização mais rápida e eficiente. 


Em primeiro lugar, se a sua pretensão é a abertura de uma loja e não sabe por onde começar, conheça os passos antes de iniciar o seu negócio. Passos para abertura de uma Loja. 

Quando se pretende abrir uma empresa tem que ter em mente que não será fácil. Por isso, o recomendável é transferir as responsabilidades para especialistas. 

Mas, os passos para abertura de uma loja são os seguintes: 

  • Contrato Social 
  • Registro na Junta Comercial 
  • CNPJ 
  • Inscrição Estadual 
  • Alvará de Funcionamento 
  • Registro na Previdência Social 

Contrato Social 

Seria o mesmo que uma certidão de nascimento da pessoa física, mas é uma certidão para pessoa jurídica (sua loja). 

O contrato social é um documento muito importante e que registra a função de cada sócio em um negócio. 

O contrato social não é um documento tão complexo quanto parece, no entanto, a sua criação deve ser feita em conjunto com profissionais que entendam sobre o assunto. 

Registro na Junta Comercial 

A Junta Comercial é um órgão do Governo que tem como responsabilidade realizar e armazenar os registros de atividades ligadas a empresas, ou seja, nesse caso, a sua loja. 

É na junta que acontece o nascimento de todas as empresas, porque é para lá que você leva seu contrato social para registro. 

CNPJ 

CNPJ é o cadastro de Pessoa Jurídica, é feito na Receita Federal, todo o processo é feito pelo DBE. Após o registro já Junta Comercial do seu estado, é elaborado o DBE para registro do CNPJ. 

Inscrição Estadual 

É uma inscrição que é feito no estado da sua empresa. Além disso, com essa inscrição pode ser emitido o imposto ICMS, na compra e venda de mercadorias fora do estado. 

Alvará de Funcionamento 

Um alvará de funcionamento indica que a sua loja está autorizada a funcionar normalmente. 

Esse documento é emitido pela prefeitura. Por isso, para conhecimento, todos os estabelecimentos comerciais, industriais ou prestadores de serviço precisam de um alvará de funcionamento. 

Registro na Previdência Social 

A Previdência Social é um seguro que garante a renda do contribuinte e de sua família, em casos de doença, acidente, gravidez, prisão, morte e velhice. Ou seja, oferece vários benefícios, como aposentadoria, salário-maternidade, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-reclusão e auxílio-acidente. 

O cadastro na previdência é necessário para todas as empresas, independente se ela possui funcionários ou não. Por isso, se a sua loja foi aberta precisa fazer esse cadastro. 

Para fazer o registro, vá até a Agência da Previdência de sua jurisdição para solicitar o cadastramento da empresa e seus responsáveis legais. Além disso, o prazo legal para o cadastro é de 30 dias após o início das atividades. 

Documentos necessários: 

I – Copia Autenticadas – RG e CPF 

II – Comprovante de Endereço 

III – Folha Espelho IRPF 

IV – IPTU Imóvel 

V – Cópia do Contrato de Locação e Venda 

Contrate um Especialista 

Quando se deseja um serviço com excelência é necessário contratar um especialista, ou seja, quem entende mesmo do assunto. 

Nós da DR Contabilidade somos especialistas em Contabilidade para Comércio, estamos mais que capacitados para a abertura da sua loja. 

Quer conhecer um pouco mais sobre o nosso escritório: DR Contabilidade  

Deixe as suas dúvidas que um de nossos especialistas irão te ajudar. 

Deixe uma resposta

Nenhum comentário para "Qual a documentação necessária para abrir uma loja?"

Nenhum comentário até o momento.