Quanto vou gastar para abrir a minha loja de roupas?

20 de outubro de 2020

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O que você vai gastar para abrir uma loja depende de vários fatores. 

Hoje temos a opção de lojas físicas e lojas online, onde o intuito sempre deve ser o mesmo, atender as necessidades do seu cliente. 

Mas o mais importante quando se vai abrir uma loja, é definir o perfil ideal do seu cliente. 

Precisa saber exatamente para quem deseja vender, pois com essa incógnita estará vendendo para todo mundo e o público é muito alto. 

Por que é importante definir o perfil dos seus clientes? 

Ao conhecer seu cliente a fundo, a empresa otimiza diversos processos internos, evita problemas durante o atendimento e aumenta as suas chances de conquistá-lo e fidelizá-lo. Afinal, oferecerá o produto certo, ao consumidor certo, no momento mais adequado. 

Você não precisa vender para todo mundo, porque não irá conseguir. Quando se identifica quais serão os clientes que a sua loja deseja vender, fica mais fácil descobrir os seus interesses e assim concretizar as vendas. O cliente ideal pode realmente ajudar a otimizar recursos e crescimento da sua loja. 

Como montar uma loja? 

Quando se tem o intuito de montar uma loja deve ficar ciente que é necessário fazer um planejamento muito bem definido. 

Na verdade, tudo que temos planos de começar deve ser feito um planejamento, por exemplo, quando pretende fazer uma viagem deve ser feito um planejamento de todos os gastos, para onde irá viajar, hospedagem, entre outras coisas. 

Para montar uma empresa esse planejamento é conhecido como Plano de negócio. Resumindo, plano de negócio é o trabalho de pesquisar, analisar, decidir e planejar visando aumentar a chance de sucesso da sua loja. 

Quanto vou gastar para abrir uma loja de roupa 

Os gastos de uma loja podem ser simplesmente definidos nesse Passo a Passo para abertura. 

Os valores devem ser determinado conforme a estrutura e o tamanho do seu comércio. Ou seja, se a sua empresa for física ou online os custos são diferentes. 

Vamos descrever os custos que você terá ao abrir a sua loja: 

I – O tipo de negócio que deseja abrir 

Nesse quesito deve escolher se a sua loja vai ser física ou online, como foi citado logo acima, os custos são diferentes. 

Podemos alegar a diferença como, loja física tem os gastos com a estrutura e com o atendimento ao cliente. Os gastos de uma loja online podem ser subtraídos esses custos. 

Após essa identificação defina o tipo de loja que deseja abrir, por exemplo, uma loja de roupas femininas ou masculinas, loja de roupas de praias ou roupas de festa. 

Após estiver com todos os dados em mãos, todo o seu foco será para esse tipo de loja que irá abrir, ou seja, todos os outros pontos devem ser relacionados através desse quesito. 

II – Definir o tipo de cliente 

Não será possível vender para todo mundo, por isso a escolha do cliente ideal é muito importante. 

Essa definição do tipo de cliente específico é importante para atrair todos os seus esforços para o lugar certo. 

Como funciona? Todo o trabalho de Marketing e de vendas serão para atrair os clientes ideais para a sua loja.  

Após definir o tipo de cliente, a quantia do valor gasto com Marketing depende do formato que deseja. Por exemplo: Será usado apenas as redes sociais? Precisa contratar alguma influencer? Entre outros. 

Mas lembre-se de uma coisa, loja que não é vista não é lembrada e não vende. Plano de Marketing para lojistas. 

III – Defina as marcas e os fornecedores 

Está na hora de escolher de quem irá fazer as compras para a sua loja. Além disso, a definição da marca deve ser de acordo com a escolha do cliente ideal. 

Os seus fornecedores devem ter confiança na sua empresa, isso ajuda quando precisar de prazos e preços melhores. O conselho é ter um bom relacionamento com os seus fornecedores. 

Nesse começo não se preocupe em fazer um estoque grande, primeiro conheça os seus clientes e como será as vendas inicial. 

Além disso, não gaste muito nesse início. Porque pode ficar sem caixa ou com muitas contas desnecessárias. 

IV – Preparar a imagem da loja 

A imagem da loja é muito importante para atrair os seus clientes e pode acrescentar no sucesso do seu comércio. 

Além da decoração específica para atrair os seus clientes, deve se preocupar com os equipamentos para o bom funcionamento da loja. 

Esses equipamentos são: 

  • Computador; 
  • Bancada; 
  • Mesa para mostrar a mercadoria;
  • Araras;
  • Gaveteiros;
  • Prateleiras para o estoque; 
  • Outros equipamentos não especificados. 

Esses equipamentos são mais adequados para a loja física, porque para uma loja online os gastos serão menores. 

V – Capital de Giro 

Será uma quantia que ficará reservada para imprevistos, ou seja, uma reserva de emergência. 

Para a sua loja o recomendável é a quantia de 6(seis) meses, ou seja, deve ser pensar que nesses meses o seu comércio não entrará nenhum valor. 

Por exemplo: Sua loja tem gastos de R$15mil mensal, então o valor da sua reserva deve ser R$15mil X 6 = 90mil. 

Como o seu comércio está iniciando agora, é necessário fazer uma previsão de quanto irá gastar com as despesas nos próximos meses. Vai ser muito difícil acertar no valor, mas o importante é ter uma quantia reservada para imprevistos. 

VI – Burocracia 

Além disso, haverá os gastos com a parte burocrática. Esses gastos nada mais é que a abertura da sua loja, emissão de notas fiscais, resumindo, estar em dia com o governo. 

Nós da empresa DR Contabilidade somos especialistas em abertura de Lojas, cuidados de toda a parte burocrática para você apenas se preocupar com as vendas e a gestão. 

Converse com alguém especializado que pode te ajudar. Nos mande uma mensagem nós contando a sua situação que iremos te auxiliar 😉 

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