Plano de Marketing para Lojistas

16 de abril de 2020

Plano de Marketing para os Lojistas

Plano de marketing

Toda loja precisa ser lembrada para as pessoas comprarem dela. Por isso, já percebeu que as empresas mais famosas e bem sucedidas são as mais conhecidas. 

E nem é aquelas que mais gastam com marketing, ou seja, são aquelas que sabem exatamente como fazer marketing para adquirir a atenção do seu cliente. 

Portanto, elas conhecem extremamente os seus clientes ideais, e não perdem tempo com propaganda para clientes que não irão lhe trazer um bom retorno. 

Já fiz post falando sobre cliente ideal e como você precisa entender esse cliente para aumentar as suas vendas. 

Se deseja ler [CLIQUE AQUI] e aumente as suas vendas. 

É necessário saber o que se pretende com o plano de marketing. Por exemplo, deseja ficar mais conhecido no mercado? Deseja aumentar as suas vendas? Vai lançar algum produto? 

Para tudo isso, precisa ter um plano de marketing eficiente para ter sucesso. 

Portanto, comece fazendo um Planejamento. 

 

Planeje antes de começar com o seu Plano de Marketing 

O planejamento é aonde irá escrever passo a passo sobre o que pretende atingir com esse Plano de Marketing. 

Descrever o seu objetivo 

A maioria dos objetivos dos planos de marketing é aumentar as vendas, se esse também for o seu, então escreva nesse planejamento. 

Seja mais específico, acrescenta quanto pretende aumentar nas vendas, ou o valor a mais nas vendas que deseja alcançar. 

Também possuem outros objetivos. Por exemplo: “Ter mais credibilidade com os clientes”, “Ser conhecido no mercado”, “Lançar algum produto” entre outros. 

Quanto poderá gastar? 

Nessa etapa descreva o valor que poderá gastar com esse plano de marketing, como também o retorno que pretende alcançar. 

Lembrando que não é só porque escreveu um valor que o retorno será o pretendido. Deverá sempre fazer testes até chegar no desejado. 

Por isso, as vezes gastará mais do que pretendia e não terá retorno nenhum. Mas não fique triste, pelo menos adquiriu conhecimento do que não pode ser feito. 

 

Quais são os meios que pretende usar? 

Acima de tudo, precisa saber aonde o seu cliente ideal está. Aonde é mais viável gastar com o plano de marketing. 

Se a sua loja já sabe aonde exatamente está o seu cliente, que ótimo. Mas se não sabe deverá fazer testes. 

Os meios podem ser: Redes Sociais, Mídias, TV, Rádio, panfletagem nas ruas, entre outras. 

Algumas dessas opções são raras serem usadas, por exemplo a panfletagem. Outras estão no auge e eu te garanto que vale a pena testar, que são as redes sociais. 

 

Defina os prazos e os indicadores 

Defina os prazos para cada plano de marketing, esse prazo é importante para saber as métricas. 

Não pode ser feito um plano de marketing sem um prazo definido, ainda mais em uma loja que sempre tem a necessidade de mudar propagandas. 

Após o encerramento de um prazo do Marketing, entenda os seus indicadores.  

Por exemplo: O marketing atingiu as expectativas? Se sim ótimo. 

Agora se não, se faça as seguintes perguntas? O que pode ter acontecido? Será que identifiquei certo o meu público alvo? Será que essa mídia escolhida é aonde está os meus clientes? Será que o orçamento que separei não foi pouco? Entre outras. 

Sempre acompanhe o Marketing da sua empresa. 

 

Espero ter ajudado ? 

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2 Comentários para "Plano de Marketing para Lojistas"