Como separar finanças pessoais e finanças empresariais?

03 de julho de 2020

Finanças empresariais finanças pessoais

Finanças pessoais e finanças empresariais são duas contas que não podem se misturar. Pois, se houver essa mistura a empresa pode chegar à falência. 


Quando se tem uma pequena empresa o proprietário é quase o faz tudo do negócio. Além disso, é o administrador principal responsável pelas despesas, fornecedores, caixa e outras obrigações. 

Com tantas responsabilidades, não vê mal em pagar uma continha ali, outra continha lá com o caixa da empresa. E isso se torna prejudicial ao negócio. 

 

Qual o problema de misturar as finanças pessoais e finanças empresariais? 

I – Não consegue ver lucro na empresa 

Quando acontece essa mistura, o empresário perde o controle financeiro da empresa. Porque as entradas e saídas, empresárias e pessoais, são feitas pelo mesmo lugar. 

Sem essa separação não é possível entender se a empresa está no lucro ou prejuízo. Com isso, vira uma bola de neve e o empresário não consegue identificar se a empresa está indo para um bom caminho ou pra o fundo do poço. 

II – Não sabe o valor de Receitas e Despesas no mês 

Para um bom administrador ter sucesso, é necessário tomar decisões importantes para o futuro da empresa. E para tomar essas decisões é necessário ter um relatório detalhado de despesas e receitas atualizadas, ou seja, mensal ou até mesmo diário. 

Com as finanças misturas, se torna mais difícil ter esse relatório de receitas e despesas. Por isso, onde o administrador não consegue tomar decisões assertivas. Consequentemente, é bem mais provável que a empresa não consiga se manter no mercado. 

 

Como separar as finanças empresariais dos pessoais? 

I – Tenha um fluxo de caixa 

Com um fluxo de caixa é possível ter um controle das contas que são pagas, além disso, das receitas que entram. 

Com a correria do dia a dia o administrador nem percebe, mas paga contas pessoais juntas com as contas empresariais. E com esse fluxo de caixa, será possível identificar o valor pago das despesas da empresa e das despesas pessoais. 

II – Utilize contas separadas 

É muito difícil identificar do que é cada despesa paga, quando o pagamento é feito pela mesma conta. 

Por isso, é importante fazer conta empresarial para a empresa, e o empresário ter a sua conta pessoal. A separação das despesas ficará muito mais fácil, conseguindo assim identificar os gastos mensais de cada uma. 

III – Determine um salário ao empresário 

Depois que for feito o controle e a separação das contas, identifique o valor que foi retirado (contas pagas) pelo empresário para uso pessoal. Com esse valor poderá determinar um salário ao empresário. 

Mas é muito importante verificar se o salário é adequado ao porte da empresa. Tome cuidado ao definir um salário muito alto e depois ter problemas com o financeiro, não conseguir pagar contas da empresa. 

IV – Tenha uma reserva mensal 

Por último, mas não menos importante, tenha uma reserva de emergência que nada mais é que um capital de giro. 

Com essa reserva será possível arcar com despesas naqueles meses que as vendas não foram muito boas. Ou até mesmo, quando acontecer algum imprevisto e o dinheiro mensal não consegue arcar. 

Saiba que quando é feita essas mudanças, a sua empresa está no caminho certo para o Sucesso.  

Links recomendáveis e que pode lhe ajudar 🙂

Fale Conosco

Deixe uma resposta

Nenhum comentário para "Como separar finanças pessoais e finanças empresariais?"

Nenhum comentário até o momento.