Quais são os principais desafios das pequenas empresas?

05 de janeiro de 2021

desafio-empresa

 

Os desafios das empresas que estão iniciando praticamente são os mesmos. Muitos começam acreditando que será apenas trabalhar e ganhar dinheiro que estará tudo certo, mas infelizmente não é assim que funciona.

O ponto principal para passar pelos desafios é aprender sobre gestão, ou seja, a sua empresa precisa de uma orientação e um norte, e é nesse quesito que o gestor deve estar preparado.

Mas pode ficar tranquilo que a parte de gestão não é um dom dos empresários, e sim pode ser estudado. Uma empresa só consegue se estabilizar e se manter no mercado se houver uma administração sintonizada com o restante da empresa.

Vamos descobrir os principais desafios que a sua empresa precisa estar preparada para passar por ela.

Quais sãos os maiores desafios das empresas?

Desafio é uma ocasião ou grande obstáculo que é preciso ser ultrapassado. Então não se preocupe, os seus desafios têm solução e serão resolvidos. Vamos aos principais desafios?

1 – Gestão de Pessoas

Toda empresa para se manter competitiva ela precisa de pessoas capacitadas e com a mesma vibe e objetivos.

Existem muitos gestores que só enxergam funcionários como parte do processo operacional e não dão muita importância a equipe.

O segredo para ter uma boa gestão de pessoas é a prática na liderança. Não existe mais a ideia de gestão do tempo passado onde os colaboradores eram apenas funcionários. O gestor não manda, ele orienta e solicita ajuda dos seus liderados.

2 – Gestão Financeira

Nesse quesito serão gerenciados os recursos financeiros da sua empresa. Esse desafio é mais frequente quando o gestor não tem uma boa administração financeira.

É necessário ter um bom controle, ou seja, um bom planejamento financeiro para conseguir gerir a Gestão Financeira. Esse controle pode ser realizado através do Fluxo de caixa, sistemas especializados, consultores, entre outros.

Ele é determinante para apontar quais sãos as limitações de recursos, oportunidades de investimentos, e a comparação dos resultados obtidos mês ou até ano a ano.

3 – Marketing e Vendas

Esse ponto é muito importante, porque nenhuma empresa se mantem no mercado sem vender e o marketing anda muito interligado nessa questão.

A sua empresa precisa ser lembrada para os clientes comprarem de você, e essa questão é resolvida pelo Marketing.

Para saber gerenciar esse quesito, faça um bom planejamento do Marketing correspondendo com a quantidade de vendas estabelecida como meta.

A partir desse planejamento estabeleça a quantidade de recursos que será disponibilizado para a concretização do objetivo.

4 – Carga Tributária Pesada

Nosso país possui uma das mais altas cargas tributarias do mundo, que infelizmente, não acabam sendo revertidas para a população sob forma de serviços e melhoria da qualidade de vida.

A gestão nesse tópico será com a finalidade de adequação e planejamento para controle diretamente dos tributos pagos pela empresa.

Essa gestão é necessária para a empresa ter segurança no correto pagamento dos impostos, ou seja, para reduzir qualquer risco de pagamento indevido dessa obrigação.

Foque na gestão do seu negócio.

Como acabamos de compreender, existem vários pontos em que o gestor precisa se adequar para ter uma liderança de sucesso.

E isso só será possível se o foco principal for na direção adequada para o crescimento da empresa.

Nós da DR Contabilidade possuímos uma Contabilidade especializada em te ajudar. Cuida da gestão que da parte burocrática nós nos responsabilizamos.

Converse com especialistas, deixe as suas dúvidas que lhe ajudaremos.

Deixe uma resposta

1 comentário para "Quais são os principais desafios das pequenas empresas?"