Por que a sua empresa não sobra dinheiro no final do mês?

01 de março de 2021

empresa-nao-sobra-dinheiro

Quando não sobra dinheiro no final do mês não significa que a sua empresa vai mal, pode ser apenas falta de controle do gestor. 


Essa é uma das principais queixas dos pequenos empresários, “Trabalho tanto, o dinheiro entra, mas nunca sobra dinheiro no final do mês.” 

Quais são os principais desafios das pequenas empresas? 

Como resolver esse problema? Talvez o que falta é o controle, controle nas questões que serão apresentadas a seguir. Que são elas: 

Fluxo de Caixa 

O fluxo de caixa nada mais é que um controle do dinheiro da sua empresa. Ou seja, será feito todo um controle das entradas (receitas) e saídas (despesas) de caixa na sua empresa. 

Concorda comigo que empresa sem caixa é sempre uma preocupação? Empresa sem caixa não consegue ser competitiva, não consegue se destacar, não consegue ser referência. Porque a única coisa que o empresário pensa é em como sair do vermelho, como pagar aquele boleto que venceu. 

Saber com exatidão e ter todo o controle dos números da sua empresa ajuda na tomada de decisão, ajuda nas escolhas benéficas para a empresa, entre outras. 

Está na hora de começar a controlar efetivamente a sua empresa. Por isso, você pode começar com uma pequena planilha anotando tudo o que entra e tudo o que sai. Com isso, pelo menos no final do mês saberá se irá sobrar dinheiro ou não. 

Uma dica: Não pague as contas da pessoa física com o dinheiro da empresa. Além disso, verifica o quanto o proprietário precisa de salário e efetue esse pagamento uma vez por mês. Porque é necessário separar as contas da empresa das contas da pessoa física. 

Despesas 

Esse problema na empresa acontece quando as despesas estão maiores do que as receitas. Você só saberá se isso está acontecendo quando efetua o controle, ou seja, quando analisa o fluxo de caixa. 

Toda empresa precisa de dívidas para conseguir se manter no mercado. Por exemplo, dívidas com fornecedores, dívidas de empréstimos 

Mas essas dívidas devem estar no planejamento e no controle. Porque a partir do momento que não possui mais o domínio dessas dívidas a despesas aumentam muito. 

E consequentemente com as despesas muito alta a empresa não tem lucro e passa por situações complicadas. 

A solução para esse problema é identificar as despesas que estão fora do controle, além disso, se organizar para liquidar e sair dessa situação. 

Lucro 

Após efetuar o fluxo de caixa e analisar que a sua empresa ainda não está sobrando dinheiro no final do mês, está na hora de fazer essa empresa dar lucro. 

Pega o fluxo de caixa e faz uma análise bem especifica, pontos que devem ser observados: 

  • Receita (entrada) está muito baixa? 

Se esse for o caso da sua empresa é necessário investir em vendas, marketing e outros afins. 

Precisa verificar métodos de aumentar as suas vendas, uma dica, coloque metas em seus vendedores. 

  • Tem alguma despesa que está muito alta? 

Primeiro verifica qual a “torneira que está vazando.” Além disso, verifica quais despesas podem ser diminuídas para aumentar o seu lucro. 

Se as suas receitas estão boas é necessário diminuir as despesas. Ou seja, como foi dito no início, toda empresa precisa de dívidas, mas elas devem estar no planejamento. 


A sua empresa não está sobrando dinheiro no final do mês? Não sabe o que fazer? 

Nós da DR Contabilidade temos consultores especializados. Converse com um de nossos consultores, podemos te ajudar e tirar as suas dúvidas. 

Deixe uma resposta

Nenhum comentário para "Por que a sua empresa não sobra dinheiro no final do mês?"

Nenhum comentário até o momento.