Plano de negócio para empresa MEI

19 de junho de 2020

Principais dificuldades das pequenas empresas

Um plano de negócio para o empresário, que tem interesse em abrir o seu próprio negócio, é o caminho com mais chances de alcançar o sucesso. 


No estudo realizado, o Sebrae Nacional apontou que 24,4% das empresas fecham as portas com menos de dois anos de existência. E esse percentual pode chegar a 50% nos estabelecimentos com menos de quatro anos. 

Ao abrir a empresa, parte dos empreendedores não levanta informações importantes sobre o mercado como clientes, concorrentes e fornecedores, e mais da metade não realiza um planejamento antes do início das atividades do estabelecimento, o que pode ser prejudicial ao negócio.  

Planejar-se auxilia a precaver quaisquer imprevistos que surgirem pelo caminho, ou seja, fazer um bom planejamento. 

 

Mas como fazer planejamento da minha empresa? 

Quando um pequeno empresário começa a pensar em abrir a sua empresa, isso veio por meio de um sonho. Sonho de ter o próprio negócio, ter tempo de sobra e ser o seu próprio chefe. 

Mas isso não é o bastante para iniciar um negócio e fazer que o mesmo de certo. 

Para ter um negócio é primordial fazer um planejamento inicial, como é conhecido como Pano de negócio. 

Plano de negócio é um documento que descreve os objetivos de uma futura empresa, quais os passos que devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados. 

Um plano de negócio permite identificar e restringir seus erros, como resultado, não cometê-los no mercado. 

 

Como posso fazer o plano de negócio? 

Para iniciar um plano de negócio, precisa ter certeza do negócio que deseja abrir. Porque será feito estudo detalhado e com isso ter uma visão completa da sua empresa e como será o seu funcionamento. 

As etapas serão: Análise de mercado; Plano Financeiro; Plano Operacional; Plano de Marketing. 

 

I – Análise de mercado 

Uma análise de mercado é essencial na abertura de uma empresa. Em outras palavras, através desse estudo, é possível ter uma visão ampla sobre o mercado no qual se quer entrar e pensar nas soluções para criar uma empresa forte. 

Sua análise será feita nesses passos: 

  • Local – Deve decidir qual o melhor local para abrir o seu negócio, se for loja física 
  • Clientes – qual o público alvo? 
  • Concorrência – quem são os seus principais concorrentes? 
  • Fornecedores – Avalie sobre a localização, prazos de entrega, fretes e custos. 

 

II – Plano Financeiro 

Qual será o investimento inicial para iniciar o negócio? Porque é necessário fazer um levantamento de todos os gastos que terá para “abrir as portas” da empresa. 

Além disso, é necessário ter um capital de giro que nada mais é que um valor reservado que será utilizado em momentos de necessidade. 

 

III – Plano Operacional 

Serão identificados todos os processos operacionais para o bom funcionamento da empresa. 

O Plano operacional cuida das atividades de rotina da empresa, identifica responsabilidades, atividades, recursos, divide tarefas e define responsáveis. 

 

IV – Plano de Marketing 

“Empresa que não é vista não é lembrada”, tenha essa frase como guia para planejar o seu marketing. 

O Plano de Marketing é uma ferramenta de gestão que deve ser regularmente utilizada e atualizada, por permite analisar o mercado.  

Adaptando-se as suas constantes mudanças e identificando tendências. Por meio dele você pode definir resultados serem alcançados e formular ações para atingir competitividade. 

 

Se interessou por um plano de negócio? Podemos te ajudar a abrir a sua empresa MEI e ter sucesso. 

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