Fez uma MEI e nunca usou?

03 de abril de 2021

fez-mei-nunca-usou

Quando se é aberta uma MEI e nunca usou, é necessário verificar a situação que se encontra esse cadastro. Sua situação pode ser bem crítica no momento.


Se tornar um Microempreendedor se tornou uma ótima opção para os pequenos empresários que necessitam de um CNPJ, começar a emitir notas fiscais, estar em dia com o governo, pagar o INSS, entre outros.

O que é MEI?

Essa categoria é para aqueles profissionais autônomos que pretendem se tornar um pequeno empresário.

Mas para se tornar MEI é necessário faturar até R$81.000,00 por ano, estar dentro das atividades permitidas. Além disso, não tem a liberdade de ter e nem participação em outras empresas.

Saiba mais sobre o MEI nesse post: O que é MEI? – Tudo o que você precisa saber.

Benefícios do MEI

Quando se torna MEI, se for uma pequena empresa, em primeiro lugar se torne legalizado perante o governo. Passará a possuir o Alvará, ou seja, permissão para funcionamento.

Temos como segundo, adquirir os benefícios do INSS. Quando se paga em dias os impostos pode adquirir, por exemplo, aposentadoria, salário-maternidade, auxílio-doença, entre outros.

Além disso, será permitido a emissão de notas fiscais sem custo, o único gasto é com os impostos mensais.

E um dos benefícios mais procurado é a opção de abertura de conta empresarial nos bancos para solicitação de empréstimos com juros e prazos melhores.

Obrigações do MEI

As obrigações do MEI são especificas para essa modalidade, porque existe uma legislação própria. Essa legislação foi criada para facilitar a situação dos profissionais autônomos, mas é necessário ficar atento as obrigações.

Mesmo se nunca usou a sua MEI essas obrigações devem ser cumpridas, e se caso não forem deverá pagar multa.

As principais obrigações são:

  1. Pagamento dos impostos todos os meses sem atraso.

Se atrasar o pagamento dos impostos, quando for efetuar a quitação deverá pagar juros e multa referente a esse imposto.

Além disso, perde os benefícios do INSS. Esses benefícios só são concedidos ao Microempreendedor que efetuou o pagamento dos impostos em dia.

Saiba o valor que está o imposto para cada tipo de empresa em 2021.

  1. Entrega da Declaração Anual do MEI

A Declaração do MEI é uma obrigação que deve ser entregue todos os anos. Nessa declaração será informado ao governo o total do seu faturamento. Além disso, despesas anuais e se houve contratação de funcionário.

Essa declaração tem um prazo para ser entregue, começa em janeiro e se estende até maio. Se não for entregue dentro do prazo terá que pagar multa de atraso.

Saiba mais sobre a Declaração do MEI.

Fiz uma MEI e nunca usei, o que fazer?

Quando se abre uma empresa MEI e nunca usou provavelmente está com dívidas no CNPJ. Como foi citado logo acima, todos os meses é gerado o imposto do MEI mesmo não usando.

O recomendável, se não está usando a MEI, é dar baixa para interromper a geração dos impostos mensalmente.

A baixa é efetuada pelo Portal do Empreendedor, será necessário entregar uma declaração de extinção da sua MEI.

Além disso, se a empresa possui débitos, aproveite e efetue um parcelamento para pagamento. Essa condição pode evitar toda a sua dívida ser transferida para o CPF.


Verificamos a situação da sua MEI

Abriu a sua MEI e não sabe como está. Verificamos a sua situação e te informamos como deve ser feito para regularização.

Além disso, auxiliamos na baixa para não gerar mais imposto para pagamento e a sua dívida não aumentar.

Nós mande uma mensagem, não se preocupe o auxílio não tem custo.

 

Deixe uma resposta

Nenhum comentário para "Fez uma MEI e nunca usou?"

Nenhum comentário até o momento.