Fatos que você precisa saber antes de abrir uma MEI

01 de setembro de 2020

antes-de-abrir-MEI

Antes de abrir a sua empresa MEI precisa ficar ciente que passará a ter benefícios, mas além disso, deveres. E como todo empresário, deve estar em dia com as suas obrigações. 


Abrir uma MEI é simples, rápido e prático. É a primeira opção para um pequeno empresário legalizar a sua empresa. Além disso, tem muitos autônomos contribuindo com a MEI para pagar o INSS e adquirir benefícios. 

Mas antes de fazer esse cadastro precisa estar saber de fatos sobre a MEI que são muito importante. Se você não sabe nada sobre o MEI e quer saber o que é, leia esse post: O que é MEI. 

1 – Atividade da empresa 

A Atividade da empresa é o tipo de empresa que deseja abrir. Algumas atividades não são permitidas para o MEI. Verifique se a sua atividade é permitida através desse link. 

Não é obrigado a ter apenas uma atividade no registro da empresa, podem ter várias outras atividades. Funciona da seguinte forma, terá uma atividade principal, e outras atividades secundárias (pode ter até 15 outras atividades.)  

2 – Não pode ter participação em outra empresa 

Quando se abre uma empresa não pode ter participação em nenhuma outra, ou seja, não pode ser sócio e nem dono de uma outra empresa. 

Além disso, como o próprio nome diz, Microempreendedor Individual, é permitida a abertura para apenas um único empresário. 

3 – Não tem direito ao Seguro desemprego 

Pode ser aberta a empresa MEI e o pequeno empresário estar registrado (estar trabalhando) em outra empresa. 

Mas se caso o empregador for mandado embora da empresa em que trabalha não terá direito ao seguro desemprego. Porque ele já possui uma empresa em seu nome, consequentemente o governo justifica como já possui uma outra renda. 

4– O cadastro é feito online 

Todo o processo é feito online, no Portal do Microempreendor Individual. Não é um cadastro simples de ser feito, precisa estar ciente do que realmente se deseja, estar com todos os documentos em mãos, entre outras coisas. Saiba mais sobre. 

4 – Pode emitir nota fiscal 

Essa é uma vantagem que um profissional autônomo não possui. Após o cadastro no MEI, o pequeno empresário adquiri um CNPJ. Com esse CNPJ pode ser emitido notas de vendas de mercadorias ou de serviço. 

5 – Limite de Faturamento 

O MEI é a empresa mais fácil de ser aberta, mas possui alguns deveres que deve ser seguido. 

E um dele, e o mais importante, é o faturamento anual da empresa não ultrapassar os R$81.000,00. Além disso, o valor é proporcional ao mês que a empresa foi aberta. 

Se passar desse valor, o pequeno empresário deverá pagar multa referente ao valor que ultrapassou. 

6 – Pagamento mensal 

Todos os meses o MEI deverá pagar um valor correspondente ao seu imposto mensal. Esse valor está em torno de R$55,00. 

Mesmo se abrir a empresa e não estiver utilizando, o imposto deve ser pago todos os messe, porque esse boleto é gerado todos os meses.  

Além disso, se houver atraso no pagamento desse imposto, perderá benefícios. Por isso, deve ficar muito atento a esse quesito. 

7 – Declaração Anual do MEI 

Essa é uma obrigação que deve ser feito todos os anos. Nessa declaração será informado o seu faturamento, o valor exato que teve de receitas de vendas ou serviço. 

Essa declaração é feita referente ao ano anterior, por exemplo, nesse ano de 2020 foi feita a declaração do ano de 2019. 

Procure um profissional qualificado para abrir a sua MEI 

Nós da, DR contabilidade, somos especialistas e abertura de MEI e podemos te ajudar nesse quesito. 

Oferecemos um serviço justo, consultoria e auxílio no que precisar, porque sabemos que nesse momento surgem muitas dúvidas e incertezas. 

Estamos aqui para te ajudar. Deixe a sua mensagem e converse com algum dos nossos especialistas. 

Deixe uma resposta

1 comentário para "Fatos que você precisa saber antes de abrir uma MEI"