Com ter um CNPJ MEI?

07 de julho de 2020

MEI nunca paguei

 

CNPJ não é uma das primeiras preocupações de um pequeno empresário quando abre o seu negócio, mas deveria ser. Poucos vão atrás de se informar para verificar o que é necessário para se tornar MEI. 


Às vezes, só começam a se preocupar com essa obrigação quando algum fiscal vai até o estabelecimento em busca do alvará de funcionamento. 

Ou até mesmo, quando precisa emitir uma nota fiscal, entre outras obrigações que só são permitias para empresas legalizadas. 

Existem muitas maneiras de ter um CNPJ e ter a sua empresa legalizada, mas a mais fácil e com custo baixo á o MEI. O pequeno empresário se torna um Microempreendedor Individual com obrigações e deveres igual uma outra empresa. 

O Processo de ter um CNPJ era bem burocrático e caro, por isso, alguns empreendedores optavam por trabalhar irregular. 

O que é CNPJ? 

CNPJ é um cadastro nacional de pessoa jurídica, é a mesma coisa que nos pessoas físicas temos o CPF (Cadastro pessoa física). 

É por meio desse número que a Receita Federal controla a empresa e fica sabendo se está pagando todos os impostos. 

Qualquer tipo de negócio precisa ter CNPJ, não importa o tamanho. A empresa precisa estar legalizada, pagando os seus impostos certinhos para conseguir se manter no mercado 

Mas qual as vantagens de ter um CNPJ? 

I – Ter a empresa reconhecida legalmente 

A sua empresa estará reconhecida legalmente, não correndo o risco de o fisco vir até o seu estabelecimento e fechar as portas por falta de alvará. 

II – Contar com créditos bancários 

Existem muitas vantagens nessa opção de créditos bancários. A empresa cria uma conta empresarial no banco usando o seu CNPJ e conforme liberação pode adquirir financiamentos e empréstimos com juros e prazos melhores. 

Além disso, é possível a compra de carro com desconto. Da mesma forma, as vezes o governo libera créditos para pequenos empresários bem atrativos. 

III – Fazer contribuição à previdência 

A contribuição previdenciária é um benefício concedido a todos os contribuintes que pagam o INSS. Quando a constituição de um CNPJ MEI automaticamente o empresário começa a pagar o INSS. Além disso, se tiver um funcionário poderá pagar para ele também. 

Como ter um CNPJ MEI? 

Para virar MEI basta fazer um cadastro no site:  Portal do Empreendedor

Ou se preferir, podemos fazer esse cadastro pra você. Nós da DR Contabilidade somos especialistas em empresas MEI e podemos te ajudar.  

 

Deixe uma resposta

7 Comentários para "Com ter um CNPJ MEI?"