Erro de Advogado Iniciante

18 de fevereiro de 2019

Para o advogado iniciante, abrir o próprio escritório de advocacia ou ser um advogado autônomo é um sonho.

Depois de investir tento tempo e dinheiro em cursos, materiais de estudo e pensamentos positivos é a melhor recompensa seria uma fila de clientes fazendo voltas no corredor do novo escritório.

E como dizem que conhecer os erros é parte da solução, listamos aqui alguns erros de advogado iniciante cometidos, para que você consiga evita-los ou corrigi-los.

Falta de conhecimento em Gestão

Gerir bem está diretamente ligado a prosperidade do negócio. Pois, a maioria dos advogados iniciantes não recebeu uma orientação adequada a respeito de gestão no ensino superior.

Analisar e conhecer o mercado em que você pretende se instalar, bem como, os novos entrantes e novos competidores, é ter uma visão sistêmica.

Sabendo disso você, como advogado iniciante, terá uma base de conhecimento em gestão e uma vantagem competitiva em relação aos demais.

Não traçar um plano de carreira

Crie um plano de futuro profissional bem definido. Trace objetivos e saiba aonde você quer chegar, as chances de alcançar será muito maiores.

Esse é um importante passo para que o advogado iniciante possa ter clareza de que quais caminhos seguir e para facilitar a tomada de decisões estratégicas.

Essas decisões estratégicas estão relacionadas a que áreas atuar, em qual escritório e com que clientes.

 

Não obter qualidade no atendimento

A excelência no trato com as pessoas deve ser constante, dentro e fora do escritório. Principalmente para o advogado iniciante que está no inicio da sua carreira.

Além de contribuir para uma boa imagem profissional e reputação, o bom atendimento diz sobre a qualidade da advocacia, ajuda a atrair indicações e a fidelizar clientes.

Se a qualidade do serviço prestado for percebida como superior à da concorrência. Como resultado, você poderá praticar um preço diferenciado, porque o mercado o aceitará e, assim, seu lucro será ampliado.

Perder prazos

Não enviar documentação necessárias nas datas certas pode comprometer gravemente uma ação. Por isso, cumprir prazos processuais é uma obrigação fundamental de profissionais da advocacia.

Para evitar que qualquer imprevisto aconteça nesse sentido, é importante ter previsibilidade das suas tarefas e registrar tudo que você precisa fazer.

 

Não ter um planejamento estratégico

Ter um planejamento faz parte de todo negócio, e com os advogados não é diferente. Ou seja, você ter um planejamento estratégico é o ponto crucial para obter sucesso no negócio.

Estabeleça metas para cada objetivo que deseja alcançar. No entanto, altere o planejamento se achar necessário e se comprometa a realiza-lo para um bom desempenho da sua carreira.

 

Não fazer uma especialização

Quando se obtêm uma especialização é possível ter um nicho de mercado. Muitos advogados têm receio de segmentar por medo de perder possíveis clientes.

Ser especialista em alguma área do direito te ajuda a se destacar no mercado, além disso, da mais credibilidade para a sua advocacia e contribui para a popularização da sua marca jurídica.

Quanto mais você conhecer esse mercado, melhor pode identificar uma demanda dele. Com isso, irá buscar, assertivamente, por nichos que têm carência de prestadores de serviços especializados.

 

Não fazer o marketing um aliado para os negócios

O marketing para escritórios de advocacia tem crescido e deve ser explorado de forma produtiva com o intuito de fidelizar a marca no mercado.

O marketing é uma atividade em que se busca cativar clientes e mantê-los. Portanto apresente produtos e serviços de qualidade e que atendam as necessidades deles, criando, assim, um mercado.

 

Não cultivar boas parcerias

Inteligente é quem pede ajuda na hora certa. Por isso, não cometa o erro de achar que você precisa fazer tudo sozinho.

Faça parcerias com profissionais de áreas diferentes e troque indicações. Trabalhe com advogados correspondentes, saia da zona de conforto e frequente eventos para advogados.

Invista em Networking e saiba aproveitar as suas redes de contatos já existentes para desenvolver novos negócios.

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