Contabilidade para Advogados Autônomos

28 de janeiro de 2019

Cada vez mais a atuação no cenário jurídico se torna competitiva, além de apresentar um excelente trabalho nas ações, o profissional do Direito tem que planejar a sua carreira profissional e empresarial, pois a disputa por espaço faz com que tenha que aperfeiçoar os recursos e reduzir os custos das operações.

Sou advogado autônomo, não preciso ter uma empresa, posso continuar como pessoa física!

É realmente você pode trabalhar como pessoa física e continuar a recolher seus tributos como autônomo. Porém já fez uma análise de qual seria a melhor forma para seu escritório advocatício?

 

FAÇA PARTE DA NOSSA NEWSLETTER, E RECEBA NOSSAS NOVIDADES EM PRIMEIRA MÃO.

 

Como funciona a tributação para advogados autônomos?

O advogado emite para o seu cliente um recibo, também chamado de Recibo de Pagamento de Autônomo (RPA).

Tributação:

  • ISS  (Impostos sobre Serviços): varia de 2% a 5% e é previsto na legislação do município sede da sociedade ou do local de prestação de serviço do advogado.
  • IRPF (Imposto de Renda da Pessoa Física): Varia de 0% a 27,5%, de acordo com a tabela Progressiva divulgada pela Receita Federal.
  • INSS (Contribuição para Seguridade Social): Corresponde a 20% do salário de contribuição.

 

Por que Advogados devem formalizar sua empresa?

A resposta é simples, ECONOMIA DE IMPOSTOS.

Trabalhar como autônomo exige o pagamento de impostos de renda e contribuição à Previdência Social. O fato é que tais incidências são mais
pesadas para os advogados autônomos do que para donos de empresa.

 

Sociedade Simples

Uma sociedade entre advogados que queiram montar um escritório de advocacia deve ser constituída como Sociedade Simples, isto é, uma Personalidade Jurídica de direito privado que oferece serviços de advocacia.

Nas sociedades simples a atividade econômica é exercida, ordinariamente, pelos sócios, surgindo daí uma vinculação entre eles e a atividade.

Sociedade Unipessoal de Advogados

Mas, e se você não gosta de trabalhar com outros profissionais ou tem dificuldades para encontrar um sócio para abrir uma sociedade de advogados? Com a criação da Sociedade Unipessoal de Advocacia, é possível ter um CNPJ sem ter sócios.

Mesmo o nome sendo uma Sociedade, essa categoria é permitida apenas para um sócio. Migrando para empresa Unipessoal, poderá ter um custo em torno de 4,5% no Simples Nacional e o INSS será pago pelo Pro-labore, proporcionando uma enorme economia para o advogado.

Qual a importância da contabilidade para advogados?

Uma vez constituída uma Sociedade (Simples ou Unipessoal), surge uma pessoa jurídica que deve prestar contas e entrega de obrigações. O serviço de contabilidade é fundamental para a manutenção da pessoa jurídica. Seu escritório vai precisar de cuidados com as obrigações contábeis, tributárias, previdenciárias e trabalhistas.

Diante do que foi exposto encontre um profissional contábil, para que seja realizado um estudo de caso, no qual possa através dele mostrara melhor opção para proteger seus honorários e obter mais sucesso em seu empreendimento, de forma que possa se tornar uma Empresa Unipessoal ou até mesmo uma Sociedade Simples.

Nós da DR Contabilidade procuramos de forma clara e objetiva, esclarecer esses pontos para todos os profissionais de Direito. Preencha nosso formulário e fale conosco.

Deixe uma resposta

4 Comentários para "Contabilidade para Advogados Autônomos"