Como funciona o Imposto de Renda

17 de julho de 2019

Descubra como funciona o Imposto de Renda através desse artigo.

 

O Imposto de Renda é uma obrigação que deve ser entregue ao governo. Ou seja, uma porcentagem dos seus rendimentos deverá ser repassada como tributos.

 A porcentagem varia do valor dos seus rendimentos, em outras palavras, se tiver um rendimento maior será repassado um valor maior e se tiver um rendimento menor será repassado um valor menor.

No entanto, a Receita Federal precisa ter um controle dessa tributação. Por isso, é necessário prestar conta todos os anos sobre o valor pago. Iremos falar sobre o assunto mais adiante. Entenda como funciona o Imposto de Renda e a data da Restituição do seu Imposto.

 

O que é Imposto de Renda?

O Imposto de Renda é um tributo federal, ou seja, deve prestar conta a Receita Federal. Uma porcentagem é descontada do seu salário ou rendimentos todos os meses, no final do período (ano) a Receita irá verificar se o valor descontado realmente é o correto.

Essa verificação é feita pela Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física. Porque se a Receita identificar que foi pago um valor maior de imposto irá ocorrer a Restituição, irá depositar em sua conta bancária o valor pago a maior. Da mesma forma, se caso pagou menos imposto do que o obrigatório, será emitido guia para pagamento da diferença.

Resumindo, toda pessoa que recebeu rendimentos acima do permitido, tem obrigação de declarar Imposto de Renda. Por isso, cada pessoa ou empresa é obrigada a deduzir uma certa porcentagem da sua renda média anual para o Governo.

 

Restituição do Imposto de Renda

A restituição do Imposto de Renda acontece quando a Receita Federal detecta que o contribuinte pagou mais imposto do que deveria. Ou seja, esse valor do imposto que foi pago a mais é devolvido através de depósito bancário.

A devolução acontece no mesmo ano que foi declarado o Imposto de Renda, tendo até o mês de dezembro para fazer o pagamento. Ou seja, as pessoas que entregaram suas declarações primeiro, consequentemente receberá sua restituição antes.

Resumindo, a restituição acontece pela ordem de entrega das Declarações.

Os lotes de 2019 serão entregues nas datas:

  1. 15 de junho
  2. 16 de julho
  3. 15 de agosto
  4. 17 de setembro
  5. 15 de outubro
  6. 16 de novembro
  7. 17 de dezembro

 

Conheça mais sobre o nosso escritório. Clique Aqui

FAZEMOS A SUA DECLARAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA.

DEIXE SEU CONTATO

Deixe uma resposta

Nenhum comentário para "Como funciona o Imposto de Renda"

Nenhum comentário até o momento.