Como conquistar mais clientes em escritórios de Advocacia

15 de fevereiro de 2019

Conquiste clientes

Tenha mais clientes no seu escritório de Advocacia

 

Antes de conquistar novos clientes, vamos focar nos clientes que já tem. Pois, seguindo a lógica do mercado: é mais fácil manter os atuais que conquistar novos.

Na crise, “mergulhe” nos clientes atuais e busque mais eficiência. A fim de manter “a roda girando”, que tal investir seu tempo nos clientes que você já possui?

Os clientes estão cada vez mais exigentes e querem enxergar valor agregado ao serviço jurídico prestado, então, é importante você sinalizar e fazer o cliente entender que o serviço jurídico deve ser um tipo de investimento, e não um custo.

Para se manter competitivo, você deve ajustar o preço para baixo ou oferecer algum diferencial de qualidade percebida pelo mercado, que justifique o preço diferenciado.

Uma reflexão muito importante, responda essas perguntas:
• Qual é o seu principal cliente, ou que ocupa frequentemente o seu tempo de trabalho?
• Você conhece o seu cliente suficientemente bem?
• O que mais você poderia fazer por ele?

 

 

Conquistando novos clientes

Primeiramente, você precisa entender mais sobre o cliente pretendido, quem sabe pouco ou nada sobre o cliente que deseja, dependerá quase única e exclusivamente do acaso para obtê-lo.

Conhecer o cliente é fundamental, mas conhecer é conhecer mesmo, não simplesmente saber o nome, endereço e o que faz. Em outras palavras, você só conseguirá auxilia-lo se ficar realmente por dentro do negócio dele.

Se ainda não souber quem pode ser seu potencial cliente, faça um plano de ação, defina objetivos, metas e, principalmente, prazos. Plano de ação sem prazo é um sério convite ao fracasso.

Na elaboração desse plano, decida quais mercados você pretende conhecer. Definido o mercado, escolha quais clientes pretende conquistar. Assim, com essa relação em mãos inicie o trabalho de pesquisa sobre os clientes pretendidos.

Busque informações para conseguir um contato com o cliente. Porém, antes do contato, é fundamental que você saiba como poderá contribuir, ajudar, agregar valor a esse potencial cliente, sempre busque ajudar o seu cliente.

Quando manter contato, mostre interessado pelo negócio do cliente, crie empatia. As pessoas gostam de quem admira o que fazem. Procure entender os interesses e planejamentos dele, o que é mais importante para ele, neste momento e no futuro.

É preciso descobrir os pontos de dor do cliente para que possa ataca-los e resolver o problema. Você vai precisar aprender qual é a dor e as aspirações de seu cliente, além de também ter que usar a sua intuição para atender o que está acontecendo.

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Convide potenciais clientes para palestras e seminários em que você falará, mantenha-se ativo e atualizado nas redes sociais: amigos, familiares, colegas de faculdades e colégio.

Cada vez mais redes sociais são usadas para se fazer conhecido e para conhecer os outros, como o seu cliente potencial. Se tiver artigos escritos, publique-os lá, compartilhe notícias de interesse da sua área, comente notícias, torne-se conhecido e reconhecido. Mas cuidado: essa ferramenta, se não usada adequadamente, pode voltar-se contra você.

Caso pretenda iniciar como Advogado Autônomo, temos um artigo que possa te ajudar:  contabilidade para advogados autonomos

 

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2 Comentários para "Como conquistar mais clientes em escritórios de Advocacia"