Abriu MEI de Loja e nunca pagou nada?

03 de dezembro de 2020

mei-de-loja

MEI de Loja é uma das primeiras opções que o comerciante escolhe quando deseja legalizar a sua empresa. 


Essa escolha é feita por motivos claros, pela facilidade dessa abertura de empresa e por pagar impostos com um valor considerável baixo. 

Mesmo sendo uma ótima opção, é necessário o empresário conhecer bem essa categoria do MEI para não ter problemas futuramente. 

Os Microempreendedores possuem deveres, por falta desse conhecimento, eles abrem e depois acabam se arrependendo por não cumprir com essas obrigações. Vamos descobrir o motivo nesse Post. 

Benefícios em se tornar MEI 

Os benefícios do MEI são muitos vantajosos para o lojista que está iniciando as suas atividades. Mas, mesmo se já está com a loja aberta, essa é primeira opção para legalizar o seu comércio. 

Alguns dos benefícios em abrir uma MEI para Lojas são: 

I – Possuir CNPJ 

O CNPJ é o cadastro da sua loja, com esse número poderá começar a emitir notas fiscais, comprar de fornecedores. Além disso, fazer conta empresarial em bancos para adquirir benefícios correspondentes apena para empresas. 

O MEI não é obrigado a emitir nota fiscal de vendas das suas mercadorias. Mas se decidir emitir pode ficar tranquilo, não haverá custos. Ao contrário do que acontece com as outras modalidades de abertura de empresa. 

II – Benefícios Previdenciários 

Com o pagamento dos impostos todos os meses, o MEI poderá adquirir os benefícios do INSS. Um desses benefícios são: auxílio maternidade, auxílio-doença, aposentadoria, entre outros. 

Mas é importante lembrar que esses benefícios só são adquiridos para os Microempreendedores que estiverem pagando os seus impostos em dia. Além disso, é necessário respeitar o tempo de carência de cada benefício. 

III – Estar em dia com o Governo 

Essa é uma das partes mais importante quando o lojista se torna MEI. Estar em dia com o governo evita problemas com o fisco.  

O que pode acontecer se não estiver em dia com o governo? 

Em resumo, o fisco pode a qualquer momento entrar na sua loja e fechar. Porque não irá possuir alvará de funcionamento, por isso não tem a licença para funcionar. 

Fique atento a esse quesito: Se ainda não abriu a sua loja, não faça isso sem estar legalizada primeiro.  

Impostos do MEI 

Os impostos do MEI são considerados especial, porque além dos valores serem considerados baixos também é um valor fixo todos os meses. 

A sua loja de comércio, no ano de 2020, pagará R$53,25 de imposto mensal. Deve ficar atento ao valor, pois ele é com base no salário-mínimo. Ou seja, quando esse salário aumentar esse imposto também aumenta, o que acontece todos os anos.  

Saiba mais sobre o Imposto do MEI. 

Abriu MEI de Loja e nunca pagou nada, e agora? 

Para conseguir todos os benefícios que o MEI tem direito, é necessário pagar os impostos todos os meses até a data do seu vencimento. 

Se não efetuar todos os pagamentos em dia perde os benefícios do INSS, além disso, quando for efetuar o pagamento terá que pagar juros e multa referente aos meses em atraso. 

Mesmo se a MEI da sua Loja não estiver em funcionamento, todos os meses o seu imposto vai ser gerado e deve ser pago. 

O Imposto do MEI só para de ser gerado quando efetuar a baixa dessa empresa, ou seja, deve ser feito esse processo de forma simples e prática pelo Portal do Empreendedor. 

Depois de um determinado período se não houver a quitação da dívida, os órgãos competentes efetuarão a baixa automaticamente da sua MEI. Além disso, toda a dívida passará para o seu CPF. 

Como regularizar a MEI da sua Loja? 

O processo de regularização é a quitação da dívida que consta em aberto, ou seja, os débitos que não foram pagos. Essa dívida pode ser quitada através de um parcelamento, que o governo disponibiliza em até 60X.  

Nós podemos te ajudar a verificar como está a situação da sua empresa. Nós da DR Contabilidade temos profissionais especializados em regularização de MEI e irão te auxiliar. Fale conosco ou nós deixe a sua pergunta que iremos te responder. 

Deixe uma resposta

Nenhum comentário para "Abriu MEI de Loja e nunca pagou nada?"

Nenhum comentário até o momento.