A documentação para abrir uma loja precisa ser organizada e separada para uma legalização mais rápida e eficiente.
Em primeiro lugar, se a sua pretensão é a abertura de uma loja e não sabe por onde começar, conheça os passos antes de iniciar o seu negócio. Passos para abertura de uma Loja.
Quando se pretende abrir uma empresa tem que ter em mente que não será fácil. Por isso, o recomendável é transferir as responsabilidades para especialistas.
Mas, os passos para abertura de uma loja são os seguintes:
- Contrato Social
- Registro na Junta Comercial
- CNPJ
- Inscrição Estadual
- Alvará de Funcionamento
- Registro na Previdência Social
Contrato Social
Seria o mesmo que uma certidão de nascimento da pessoa física, mas é uma certidão para pessoa jurídica (sua loja).
O contrato social é um documento muito importante e que registra a função de cada sócio em um negócio.
O contrato social não é um documento tão complexo quanto parece, no entanto, a sua criação deve ser feita em conjunto com profissionais que entendam sobre o assunto.
Registro na Junta Comercial
A Junta Comercial é um órgão do Governo que tem como responsabilidade realizar e armazenar os registros de atividades ligadas a empresas, ou seja, nesse caso, a sua loja.
É na junta que acontece o nascimento de todas as empresas, porque é para lá que você leva seu contrato social para registro.
CNPJ
CNPJ é o cadastro de Pessoa Jurídica, é feito na Receita Federal, todo o processo é feito pelo DBE. Após o registro já Junta Comercial do seu estado, é elaborado o DBE para registro do CNPJ.
Inscrição Estadual
É uma inscrição que é feito no estado da sua empresa. Além disso, com essa inscrição pode ser emitido o imposto ICMS, na compra e venda de mercadorias fora do estado.
Alvará de Funcionamento
Um alvará de funcionamento indica que a sua loja está autorizada a funcionar normalmente.
Esse documento é emitido pela prefeitura. Por isso, para conhecimento, todos os estabelecimentos comerciais, industriais ou prestadores de serviço precisam de um alvará de funcionamento.
Registro na Previdência Social
A Previdência Social é um seguro que garante a renda do contribuinte e de sua família, em casos de doença, acidente, gravidez, prisão, morte e velhice. Ou seja, oferece vários benefícios, como aposentadoria, salário-maternidade, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-reclusão e auxílio-acidente.
O cadastro na previdência é necessário para todas as empresas, independente se ela possui funcionários ou não. Por isso, se a sua loja foi aberta precisa fazer esse cadastro.
Para fazer o registro, vá até a Agência da Previdência de sua jurisdição para solicitar o cadastramento da empresa e seus responsáveis legais. Além disso, o prazo legal para o cadastro é de 30 dias após o início das atividades.
Documentos necessários:
I – Copia Autenticadas – RG e CPF
II – Comprovante de Endereço
III – Folha Espelho IRPF
IV – IPTU Imóvel
V – Cópia do Contrato de Locação e Venda
Contrate um Especialista
Quando se deseja um serviço com excelência é necessário contratar um especialista, ou seja, quem entende mesmo do assunto.
Nós da DR Contabilidade somos especialistas em Contabilidade para Comércio, estamos mais que capacitados para a abertura da sua loja.
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