Um plano de negócio para o empresário, que tem interesse em abrir o seu próprio negócio, é o caminho com mais chances de alcançar o sucesso.
No estudo realizado, o Sebrae Nacional apontou que 24,4% das empresas fecham as portas com menos de dois anos de existência. E esse percentual pode chegar a 50% nos estabelecimentos com menos de quatro anos.
Ao abrir a empresa, parte dos empreendedores não levanta informações importantes sobre o mercado como clientes, concorrentes e fornecedores, e mais da metade não realiza um planejamento antes do início das atividades do estabelecimento, o que pode ser prejudicial ao negócio.
Planejar-se auxilia a precaver quaisquer imprevistos que surgirem pelo caminho, ou seja, fazer um bom planejamento.
Mas como fazer planejamento da minha empresa?
Quando um pequeno empresário começa a pensar em abrir a sua empresa, isso veio por meio de um sonho. Sonho de ter o próprio negócio, ter tempo de sobra e ser o seu próprio chefe.
Mas isso não é o bastante para iniciar um negócio e fazer que o mesmo de certo.
Para ter um negócio é primordial fazer um planejamento inicial, como é conhecido como Pano de negócio.
Plano de negócio é um documento que descreve os objetivos de uma futura empresa, quais os passos que devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados.
Um plano de negócio permite identificar e restringir seus erros, como resultado, não cometê-los no mercado.
Como posso fazer o plano de negócio?
Para iniciar um plano de negócio, precisa ter certeza do negócio que deseja abrir. Porque será feito estudo detalhado e com isso ter uma visão completa da sua empresa e como será o seu funcionamento.
As etapas serão: Análise de mercado; Plano Financeiro; Plano Operacional; Plano de Marketing.
I – Análise de mercado
Uma análise de mercado é essencial na abertura de uma empresa. Em outras palavras, através desse estudo, é possível ter uma visão ampla sobre o mercado no qual se quer entrar e pensar nas soluções para criar uma empresa forte.
Sua análise será feita nesses passos:
- Local – Deve decidir qual o melhor local para abrir o seu negócio, se for loja física
- Clientes – qual o público alvo?
- Concorrência – quem são os seus principais concorrentes?
- Fornecedores – Avalie sobre a localização, prazos de entrega, fretes e custos.
II – Plano Financeiro
Qual será o investimento inicial para iniciar o negócio? Porque é necessário fazer um levantamento de todos os gastos que terá para “abrir as portas” da empresa.
Além disso, é necessário ter um capital de giro que nada mais é que um valor reservado que será utilizado em momentos de necessidade.
III – Plano Operacional
Serão identificados todos os processos operacionais para o bom funcionamento da empresa.
O Plano operacional cuida das atividades de rotina da empresa, identifica responsabilidades, atividades, recursos, divide tarefas e define responsáveis.
IV – Plano de Marketing
“Empresa que não é vista não é lembrada”, tenha essa frase como guia para planejar o seu marketing.
O Plano de Marketing é uma ferramenta de gestão que deve ser regularmente utilizada e atualizada, por permite analisar o mercado.
Adaptando-se as suas constantes mudanças e identificando tendências. Por meio dele você pode definir resultados serem alcançados e formular ações para atingir competitividade.
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