Maiores dificuldades do MEI

25 de fevereiro de 2021

dificuldades-mei

As dificuldades do MEI podem afetar diretamente a empresa, e tem a possibilidade de até não conseguir se manter no mercado. 


Um dos piores riscos de quando se inicia um negócio é começar sem preparo e conhecimento adequado. 

E é isso que acontece com a maioria dos pequenos empresários, abrem a sua empresa e adquirem o CNPJ MEI sem nem entender “mais ou menos” como funciona. 

Os empresários em todo começo de negócio ficam apenas no operacional. São tantas atividades, planilhas, planejamentos, negociações, fornecedores, burocracia, crise financeira, por exemplo, que o empreendedor gasta boa parte do seu tempo resolvendo problemas.  

Com essa lista de dificuldades mais frequentes do MEI, será possível se atentar e prevenir para que não cometa esses erros e que continue se mantendo no mercado. 

Gestão Financeira 

Isso ocorre quando o pequeno empresário não consegue a gestão adequada no seu fluxo de caixa. Não tem o exato controle dos valores que entram e saem. 

Os valores que entram na sua empresa são as Receitas e os que saem são as despesas. O fluxo de caixa deve demonstrar com exatidão esses valores para tomada de decisão. 

Além disso, um dos erros que mais ocorrem é quando o empresário começa a pagar as suas despesas pessoais com o dinheiro da empresa, esse método não é o correto e pode trazer problemas graves no futuro. 

Deve ser feito um salário para o empresário, ou seja, separar totalmente as despesas jurídicas das despesas físicas. 

A dica nesse quesito é elaborar um fluxo de caixa com informações corretas para tomada de decisão na sua empresa. 

Gestão de Pessoas 

O melhor investimento que você possa fazer na sua empresa é investir nas pessoas.  

Pesquisas mostram que quanto mais os funcionários estão satisfeitos mais a chance de uma performance financeira melhor na organização. 

Os seus funcionários são sua característica mais valiosa, por isso, não os subestime ou trate mal.  

Como diz o velho ditado, os funcionários são as batidas do coração da empresa, ou seja, se o coração parar de bater o que vai acontecer? 

Pagamento dos Impostos 

Os Microempreendedores são os que mais sofrem som essa dificuldade. Porque são aqueles empreendedores que abriram o seu negócio sem ter conhecimento do processo, sentem dificuldade em gerir as finanças e organização dos impostos. 

Esse tipo de empresa possuem o imposto menor entre as empresas, por isso o valor cabe no bolso do pequeno empresário.

Em resumo, só é necessário se organizar para todos os meses efetuar o pagamento antes do seu vencimento. 

Inovação 

Inovar em uma pequena empresa se torna uma tarefa difícil. Porque nesse tipo de empresa o empresário está mais preocupado com o operacional do que com a gestão. 

Mas esse quesito é muito importante, empresário que não está “por dentro” das novidades do mercado e está aplicando na sua empresa fica para trás. E com esse fica para trás acaba que não conseguindo se manter no mercado. 

Participe de eventos, palestras, congressos, por exemplo, eventos referentes ao seu setor e empreendimento. Isso lhe trará insight significantes. 


Busque o apoio de instituições qualificadas e prontas para te atenderem 

Abriu a sua MEI e não sabe como funciona? Precisa regularizar a sua MEI? 

Nós podemos te ajudar. Temos especialistas prontos para te atender. Nós mande uma mensagem com as suas dúvidas. 

Deixe uma resposta

Nenhum comentário para "Maiores dificuldades do MEI"

Nenhum comentário até o momento.