Antes de abrir a sua empresa MEI precisa ficar ciente que passará a ter benefícios, mas além disso, deveres. E como todo empresário, deve estar em dia com as suas obrigações.
Abrir uma MEI é simples, rápido e prático. É a primeira opção para um pequeno empresário legalizar a sua empresa. Além disso, tem muitos autônomos contribuindo com a MEI para pagar o INSS e adquirir benefícios.
Mas antes de fazer esse cadastro precisa estar saber de fatos sobre a MEI que são muito importante. Se você não sabe nada sobre o MEI e quer saber o que é, leia esse post: O que é MEI.
1 – Atividade da empresa
A Atividade da empresa é o tipo de empresa que deseja abrir. Algumas atividades não são permitidas para o MEI. Verifique se a sua atividade é permitida através desse link.
Não é obrigado a ter apenas uma atividade no registro da empresa, podem ter várias outras atividades. Funciona da seguinte forma, terá uma atividade principal, e outras atividades secundárias (pode ter até 15 outras atividades.)
2 – Não pode ter participação em outra empresa
Quando se abre uma empresa não pode ter participação em nenhuma outra, ou seja, não pode ser sócio e nem dono de uma outra empresa.
Além disso, como o próprio nome diz, Microempreendedor Individual, é permitida a abertura para apenas um único empresário.
3 – Não tem direito ao Seguro desemprego
Pode ser aberta a empresa MEI e o pequeno empresário estar registrado (estar trabalhando) em outra empresa.
Mas se caso o empregador for mandado embora da empresa em que trabalha não terá direito ao seguro desemprego. Porque ele já possui uma empresa em seu nome, consequentemente o governo justifica como já possui uma outra renda.
4– O cadastro é feito online
Todo o processo é feito online, no Portal do Microempreendor Individual. Não é um cadastro simples de ser feito, precisa estar ciente do que realmente se deseja, estar com todos os documentos em mãos, entre outras coisas. Saiba mais sobre.
4 – Pode emitir nota fiscal
Essa é uma vantagem que um profissional autônomo não possui. Após o cadastro no MEI, o pequeno empresário adquiri um CNPJ. Com esse CNPJ pode ser emitido notas de vendas de mercadorias ou de serviço.
5 – Limite de Faturamento
O MEI é a empresa mais fácil de ser aberta, mas possui alguns deveres que deve ser seguido.
E um dele, e o mais importante, é o faturamento anual da empresa não ultrapassar os R$81.000,00. Além disso, o valor é proporcional ao mês que a empresa foi aberta.
Se passar desse valor, o pequeno empresário deverá pagar multa referente ao valor que ultrapassou.
6 – Pagamento mensal
Todos os meses o MEI deverá pagar um valor correspondente ao seu imposto mensal. Esse valor está em torno de R$55,00.
Mesmo se abrir a empresa e não estiver utilizando, o imposto deve ser pago todos os messe, porque esse boleto é gerado todos os meses.
Além disso, se houver atraso no pagamento desse imposto, perderá benefícios. Por isso, deve ficar muito atento a esse quesito.
7 – Declaração Anual do MEI
Essa é uma obrigação que deve ser feito todos os anos. Nessa declaração será informado o seu faturamento, o valor exato que teve de receitas de vendas ou serviço.
Essa declaração é feita referente ao ano anterior, por exemplo, nesse ano de 2020 foi feita a declaração do ano de 2019.
Procure um profissional qualificado para abrir a sua MEI
Nós da, DR contabilidade, somos especialistas e abertura de MEI e podemos te ajudar nesse quesito.
Oferecemos um serviço justo, consultoria e auxílio no que precisar, porque sabemos que nesse momento surgem muitas dúvidas e incertezas.
Estamos aqui para te ajudar. Deixe a sua mensagem e converse com algum dos nossos especialistas.
1 comentário para "Fatos que você precisa saber antes de abrir uma MEI"