Sou MEI e nunca paguei boleto ou tenho boletos em atraso, e agora o que fazer?

25 de junho de 2021

nunca-paguei-minha-MEI

Essa é a pergunta que está martelando na sua cabeça? “Nunca paguei nada da minha MEI, o que fazer?”, lembre-se que isso pode se tornar um problema.


Pela facilidade e tranquilidade dessa abertura de empresa, a maioria dos pequenos empresários não se informam adequadamente e depois acabam sofrendo as consequências. Consequências que iremos citar nesse blog.

Primeiro vamos conhecer as vantagens de se tornar MEI.

Benefícios em ser MEI

Os benefícios em se tornar MEI temos como principais: os benefícios do INSS, emissão de CNPJ, vantagem de efetuar conta empresarial e ter os impostos simplificado. Confira abaixo:

– Os benefícios do INSS só podem ser adquiridos se os pagamentos dos impostos forem feitos todos os meses sem atraso, além disso, precisa respeitar o tempo de carência. Alguns exemplos desses benefícios são: Auxílio maternidade, auxílio-doença, aposentadorias, entre outros.

– O número do CNPJ é gerado logo após que a empresa MEI é aberta. Com esse número é possível emitir notas fiscais e manter um bom relacionamento com fornecedores, por exemplo.

– O Microempreendedor tem a opção de criar uma conta empresarial em bancos. Com essa abertura é possível solicitar empréstimos com valores e prazos melhores.

– E uma das principais vantagens é o imposto de forma simplificada. Porque o boleto é emitido em apenas um boleto. Os valores dos impostos do MEI está nesse blog.

Imposto do MEI

Para conseguir todos os benefícios que um MEI possui e tem direito, acima de tudo, é preciso apenas pagar o imposto mensal (DAS) em dia. O DAS é o Documento de Arrecadação do Simples Nacional, ou seja, é como o empresário vai recolher os impostos.

Os impostos do MEI são especiais. Além de um valor baixo, ele é fixo. Ou seja, você pode colocar no seu controle de gastos e não ter surpresas no final do mês.

Saiba como funciona o Imposto do MEI

E se não pagar?

Se não pagar o imposto todos os meses, como resultado, o Microempreendedor Individual passará a obter uma dívida com a União, estará com uma Dívida Ativa com a União (DAU).

E também não poderá usufruir de benefícios oferecidos pelo INSS, pois para usar esses benefícios é preciso pagar o imposto do MEI todos os meses e também respeitar o tempo de carência.

Como pagar o boleto em atraso?

Veja o passo a passo para emitir o boleto do mês:

  1. Entre no site do Portal do Empreendedor
  2. No lado esquerdo da página, clique em MEI – Microempreendedor Individual
  3. Em seguida, também no lado esquerdo da página, clique em Carnê MEI – DAS
  4. Na nova página, clique em Emitir guia de pagamento
  5. Ao clicar nessa opção, você será direcionado para o site da Receita Federal
  6. Informe o CNPJ da sua empresa e digite os caracteres especiais que estarão na imagem à direita. Depois, clique em Continuar
  7. Na página seguinte, aparecerá o seu nome empresarial e o seu CNPJ. Confira as informações antes de prosseguir
  8. Em seguida, clique na aba Emitir guia de pagamento DAS, selecione o ano e clique em Continuar
  9. Logo após, emiti o boleto referente ao mês que deseja realizar o pagamento ou imprimir todos, clicando na opção Selecionar todos, lembrando que os boletos em atraso serão gerados com o valor da multa e juros.

Não quero a minha MEI, o que eu faço?

Se não tem interesse em continuar com a MEI, ou se até mesmo nunca usou, esse cadastro pode ser cancelado.

Depois que fizer o cancelamento da sua MEI não será emitido os boletos mensalmente e a sua dívida não irá aumentar.

Além disso, precisa ficar atento que com esse cancelamento o CNPJ é anulado, ou seja, esse CNPJ não será mais usado.

Precisa regularizar a sua MEI mas não sabe como? Converse com um dos nossos especialistas.

Deixe uma resposta

1 comentário para "Sou MEI e nunca paguei boleto ou tenho boletos em atraso, e agora o que fazer?"