Sinais que a sua empresa está falindo

09 de julho de 2020

cliente não compra

É muito fácil perceber quando uma empresa está falindo. Quando o gestor não consegue mais ter o controle de todos os procedimentos da empresa já é um mal sinal. 


De acordo com o IBGE, seis a cada dez empresas fecham as portas em cinco anos de atividade. Um dado preocupante, que deve deixar muitos pequenos empresários em alerta. 

Portanto, por esse motivo listamos os principais sinais de falência de uma pequena empresa. Identifique se a sua empresa se enquadra em alguma. 

Quais são os sinais da minha empresa estar falindo? 

I – Alto nível de endividamento 

Empresários, principalmente os pequenos, devem manter um alto controle em relação a saúde do seu negócio. O alto nível de endividamento acontece quando a empresa recorre a capital de terceiros, como empréstimos, para melhorar a saúde financeira. 

Uma das principais causas do endividamento financeiro é quando as receitas (vendas de mercadorias ou serviços) são inferiores as despesas. Portanto, acaba virando uma “bola de neve” e o empresário recorre a empréstimos e financiamentos. 

II – Falta de controle básico 

Um empresário precisa ter todo o controle do seu negócio, saber o que fazer é primordial para o sucesso. Por isso, quando se perde o controle as chances de falência são enormes. 

Alguns exemplos de falta de controle são: perda de controle no financeiro, quando não se sabe mais se empresa está tendo lucro ou prejuízo. Além disso, temos a falta de controle de estoques e de custos das mercadorias.  

III – Empresa não está gerando caixa 

Esse quesito é bem relacionado com o alto nível de endividamento. Quando uma empresa não consegue gerar caixa a única explicação é as receitas estarem menores que as despesas. Consequentemente o empresário vai atrás de empréstimos e com isso fica endividado. 

Se a empresa chegou nessa situação, precisa ser identificado o porquê de não estar conseguindo gerar caixa, ou seja, deve saber quais são os motivos e mudar esse cenário.  

IV – Aumento de reclamações de clientes 

Quando uma empresa vai mal, os clientes percebem, os serviços e as mercadorias começam a ficar diferentes. Pode perceber, nós como consumidores sempre sabemos quando uma empresa está “mal das pernas”. 

Por isso, é muito importante manter o convívio com os clientes e saber o que pensam em relação a sua empresa. Até procurar opiniões sobre melhorias no seu negócio. 

V – Insatisfação e alta rotatividade de funcionários 

Funcionários insatisfeitos é só prejuízo para o seu bolso. Em outras palavras, o rosto da sua empresa são os funcionários, se eles não estão satisfeitos vai sofrer as consequências. 

Não é vantajoso manter funcionários desse quesito. A empresa deve procurar formas de melhorar a insatisfação e tentar evitar a rotatividades dos colaboradores. 

Como passo sair dessa crise na minha empresa? 

O sucesso não é fácil de ser alcançado, mas se o empresário se propuser a planejar, conhecer o mercado e o próprio negócio, estabelecer metas e mantiver um comportamento de autocontrole financeira, verá as suas chances aumentadas significativamente. 

Deve identificar em quais dos sinais a sua empresa se enquadra, e se realmente está falindo, depois disso, faça uma lista do que pode ser melhorado em cada quesito. Sua empresa irá conseguir sair desse período difícil. 

E se mesmo assim não conseguir, o recomendável procurar ajuda de um profissional habilitado para ajudar. Fale conosco. 

Se tiver alguma dúvida nos mande uma mensagem 🙂

Deixe uma resposta

Nenhum comentário para "Sinais que a sua empresa está falindo"

Nenhum comentário até o momento.