Quais as vantagens de ter um CNPJ?

21 de fevereiro de 2021

ter-cnpj

 

Ter um CNPJ pode ser algo relacionado a burocracia, mas também tem o seu lado positivo e vantagens. 

Esse cadastro é o registro das empresas, Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica. É a mesma coisa de quando as pessoas emitem o seu CPF, possuem o número do seu registro.  

A emissão do CNPJ é realizada pela Receita Federal, é necessário estar com os dados pessoais em mãos para iniciar o processo. 

O que é CNPJ? 

CNPJ é o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, é a comprovação que a empresa é real. Sem esse número de 14 dígitos, a empresa está trabalhando de forma ilegal. 

Como foi mencionado, O CNPJ é um número representado por 14 dígitos, onde faz a empresa estar legalizada perante o governo. Ou seja, para que a sua empresa seja reconhecida e formalizada, é importante fazer o CNPJ. 

Por que você deve ter um CNPJ? 

Vantagens de ter CNPJ 

Muitos pequenos empresários procuram a emissão do CNPJ quando precisa emitir nota fiscal ou fazer alguma compra e o vendedor solicita o CNPJ. Mas fique sabendo que existem mais vantagens em obter o CNPJ. 

I – Formalização da empresa 

Trabalhar formalizado deveria ser a primeira preocupação do pequeno empresário, porque sem essa formalização a qualquer momento o fisco pode entrar na sua empresa e fechar as portas. 

Mas fique sabendo que a formalização não fica apenas na emissão do CNPJ, esse é apenas um dos primeiros passos. Deverá se preocupar também com as licenças obrigatórias para funcionamento da empresa. 

II – Emissão de notas fiscais 

Um dos principais motivos para os empresários procurarem para gerar o CNPJ.  

Quando a empresa possui um CNPJ e começa a emitir as suas notas referentes as mercadorias ou serviço prestado, ela passa a ter mais credibilidade perante os seus clientes. 

Além disso, podendo emitir nota fiscal tem a oportunidade de vender ou prestar serviço para empresas maiores, consequentemente estará crescendo a sua empresa. 

III – Recolhimento adequado dos Impostos 

Os impostos trata-se de cálculos que são pagamentos obrigatórios.  O recolhimento dos impostos vai depender de vários fatores, por exemplo, se haverá venda de produtos ou serviços, a localidade da empresa, entre outros. 

Quando se possui um CNPJ devidamente legalizado, e além disso, com a ajuda de um especialista no assunto, o recolhimento dos impostos será adequado ao tamanho da sua empresa. 

No momento o tipo de empresa que paga menos impostos é o MEI, verifica se é possível você ser um MEI. 

IV – Contribuição para a Previdência 

Contribuição à Previdência é o mesmo que estar pagando o INSS. Além disso, com esse pagamento em dia há a possibilidade de adquirir os benefícios oferecidos. 

Benefícios, como por exemplo, aposentadoria, auxílio maternidade, auxílio-doença, entre outros. 

Como os impostos, as empresas com o CNPJ MEI possuem o valor mínimo pago de INSS. Conforme a empresa vai crescendo o valor também é alterado. 

V – Formalização dos Funcionários 

Com o CNPJ legalizado e pronto o empresário pode contratar funcionários dentro de todas as normas estabelecidas pelo governo. 

Com a formalização o funcionário passa a adquirir os seus direitos, por exemplo, INSS, FGTS, Férias, entre outros. 

Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ? 

Podemos te ajudar! 

Abrimos a sua empresa entregamos o seu CNPJ. Conte com um escritório especializado e pronto para te ajudar. 

Nós mande a sua localidade que um de nossos especialistas entraram em contato. 

Deixe uma resposta

Nenhum comentário para "Quais as vantagens de ter um CNPJ?"

Nenhum comentário até o momento.