Profissional do Direito

22 de maio de 2019

Profissional do Direito

O Advogado precisa ter um perfil adequado para a área que deseja atuar, e isso não diz respeito apenas a graduação.

 

Profissional do Direito está em uma das mais antigas profissões do mundo. Pois, o Direito exerce grande fascínio nos jovens porque cuida, essencialmente, da organização social.

O Direito é dinâmico, acompanha as mudanças, hoje muito aceleradas, da realidade. Por isso, sua pratica exige estudo constante, muita leitura, cultura geral aprofundada, coordenação de ideias, habilidades de argumentação, capacidade de convencimento e poder de análise.

O profissional do Direito que conclui o curdo de graduação, tem, a seu dispor uma ampla e variada gama de opções, ou seja, perspectivas profissionais dentro da carreira jurídica.

 

Especialização na Advocacia

As especializações são variadas, da mesma forma, muitas são áreas de atuação. Entre os ramos mais promissores há tradicionais como:

  • Direito Tributário – Planejamento, auditorias, aquisições, fusões e reorganização societários nas empresas;
  • Direito Criminal;
  • Direito Civil – Família, herança, sucessões, propriedade;
  • Direito Trabalhista;
  • Direito Previdenciário.

E até os mais recentes:

  • Direito Eletrônico;
  • Direito do Consumidor, que entrou em vigor com o Código de Defesa do Consumidor;
  • Direito Internacional, que se expandiu com a globalização, pois as relações entre os países passaram a exigir leis reguladoras do comércio internacional;
  • Direito Ambiental, devido a preocupação mundial com o meio ambiente, o aquecimento global e o desmatamento.

 

Advogado pode trabalhar como?

O profissional do Direito, como advogado pode trabalhar em assessorias ou consultorias jurídicas de órgão do governo, como destaque para empresas privadas, ou também, tornar-se um profissional autônomo.

O profissional do Direito ainda pode ser, além de advogado, delegado de policia (Civil e Federal), juiz de Direito (Estadual ou Federal), procurador da Republica dos Estados e dos Municípios, promotor público (Estadual ou Federal), assistente jurídico e assessor jurídico em órgãos públicos e de instituições privadas.

Além disso, podendo ainda desempenhar a carreira acadêmica, como professor universitário e escritor de obras jurídicas (doutrinadores) além de estar habilitado para prestar os demais concursos públicos que exigem os cursos jurídicos de graduação.

 

Perfil do Profissional formado em Direito

O profissional do Direito poderia ser definido como um administrador de conflitos que luta para que as pessoas tenham seus direitos de cidadãos preservados.

Em primeiro lugar, a dedicação, o estudo constante e a sensibilidade humana e social são traços marcantes na vida deste profissional.

Além disso, são fundamentais a disposição para ler e possuir habilidades e redigir e falar em atos públicos.

O profissional do Direito é aquele conhecedor de sua realidade e de sua importância para o meio onde atua. É o conhecedor da história como fenômeno que viabiliza novas gerações. Numa perfeita interação dos conhecimentos em busca da liberdade, da paz e da justiça.

 

Planejamento Inicial na Advocacia

Próximo passo após conhecer o Perfil do Advogado é preparar o Planejamento Inicial.

Planejamento Inicial na Advocacia começa em uma preparação bem antes de receber tão querida carteira da Ordem, o diploma ou mesmo a apresentação do TCC.

O Planejamento para a advocacia ocorre desde nos bancos da faculdade. Com a escolha do curso que cursará, bem como os estágios que se submeterá.

Saiba mais sobre como fazer o Planejamento Inicial na Advocacia.

Está precisando de uma orientação? Converse com um contador especializado em Advogados. Ele saberá lhe orientar para uma melhor decisão. Saiba como.

 

 

FAÇA PARTE DA NOSSA NEWLESTER

 

Deixe uma resposta

Nenhum comentário para "Profissional do Direito"

Nenhum comentário até o momento.