O que é preciso para abrir uma academia?

15 de janeiro de 2021

abrir-uma-academia

Abrir uma academia é a sua oportunidade de empreender e montar um negócio próprio, um negócio que está sempre em crescimento no nosso país.

Os dados do SEBRAE revelam que 21.760 academias brasileiras têm 2,8 milhões de alunos matriculados. Além disso, o segmento gera aproximadamente 317 mil empregos e movimenta cerca de R$2,45 bilhões por ano.

Passos necessários para abrir uma academia

I – Crie um Plano de negócios

Plano de negócio é a mesma coisa de planejamento inicial para começar a sua academia.

Esse ponto é fundamental para quem deseja montar esse estabelecimento. Deve se atentar tanto para promover uma estrutura adequada quanto para prever dificuldades que podem vir a levar o negócio a fechar as portas.

O Plano de negócio, ou seja, planejamento, deve ter bem descrito os seguintes pontos:

  • Quais serviços que serão oferecidos?
  • Haverá venda de algum produto?
  • Quem será o público-alvo?
  • Qual a tabela de preços?
  • Quem serão os seus concorrentes?
  • Quais despesas haverá na sua academia?
  • Qual o valor do Capital de Giro;
  • Entre outros.

II – Procure o local ideal

Pesquise muito antes de definir a localização da sua academia, a escolha desse local é fundamental para o sucesso ou fracasso da sua empresa.

Verifique se o local que deseja montar a sua academia tem um fluxo de pessoas considerado alto. Procure pontos onde possuem escolas, comércios, praças, entre outros.

III – Identifique os equipamentos necessários

Os equipamentos é o grande investimento inicial da sua academia. Vale atentar que para cada tipo de academia existem equipamentos específicos, decida qual será o modelo da sua.

A quantidade de equipamentos para condicionamento físico será determinada pelo porte da empresa, ou seja, pelo tamanho da sua academia.

Se a sua academia for pequena, vale investir entre 6 a 10 equipamentos. Ou seja, o gasto total desse investimento pode variar de R$50mil a 100mil nesse início.

Dica: Entre em contato com os fabricantes dos equipamentos que deseja fazer o investimento.

Explique que está iniciando e montando uma academia e precisará de grande quantidade, pois assim conseguirá bons descontos e entrega no endereço desejado.

Mas compre apenas quando a estrutura estiver montada, pois são equipamentos grandes e ocupam grandes espaços.

IV – Conte com profissionais certos

Por lei é obrigatório a permanência de profissionais regularmente registrado no Conselho Regional de Educação Física para orientar e prestar assistência aos clientes. Não é necessário esse profissional ser quem irá abrir a academia, mas deve ter esse especialista no local.

A quantidade de profissionais estará relacionada ao porte da academia e aos serviços oferecidos aos clientes.

O proprietário poderá ser o responsável pelas atividades administrativas, financeiras, gestão de pessoal e da prestação de serviços.

V – Terceirize a parte burocrática da academia

Para você que tem vocação para atividades físicas, mas não tem facilidade ou paciência em trabalhar com as questões fiscais do negócio, vale a pena contratar um contador.

Nós da DR Contabilidade iremos te orientar a respeito de toda a documentação e os custos que envolvem a abertura da academia, juntamente com o registro do negócio perante aos órgãos responsáveis.

Nós deixe as suas dúvidas que um de nossos profissionais especializados irá te ajudar.

Deixe uma resposta

Nenhum comentário para "O que é preciso para abrir uma academia?"

Nenhum comentário até o momento.