Meu chefe abriu uma MEI em meu nome.

25 de agosto de 2020

chefe abriu MEI

O chefe abriu uma MEI em seu nome ao contrário de contratar como funcionário? Isso é mais normal que imagina, mas fique atento as obrigações. 


As empresas estão buscando meios de pagar menos impostos, e essa foi uma alternativa que alguns empresários encontraram. 

Por pagar menos impostos, o funcionário não poderá adquirir alguns benefícios, onde só é permitido para trabalhadores registrados, ou seja, contratados pela CLT. 

O que é CLT? 

A Consolidação das Leis do Trabalho, mais conhecida por CLT, ela foi decretada no Estado Novo em 1º de Maio de 1943. Além disso, essa legislação visa a proteger o trabalhador, a regular as relações do trabalho e criar o direito processual do trabalho. 

Confuso? Resumindo: Essa lei foi criada para que não ocorra relações abusivas de trabalho, onde antes dessa lei, aconteciam com frequência. 

A partir desse momento, o funcionário adquiriu benefícios estabelecidos pela lei, como férias, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), plano e saúde, vale refeição, vale transporte, por exemplo. 

Quando a empresa te contrata como MEI e não como funcionário, você perde esses benefícios. Porque eles só são permitidos quando a contratação é feita pela CLT. 

Por que meu Chefe criou uma MEI? 

Simples, pagar menos impostos. 

Mas por esse motivo, você como empregado, perde benefícios. Por isso deverá entender, colocar na balança, se realmente vale a pena trabalhar sem adquirir esses benefícios. 

Além disso, esse tipo de contratação passa a ser vantajosa quando a remuneração (pagamento) oferecido é maior do que a maioria que trabalham como CLT recebem. 

Pense bem sobre a respeito, mas sabia que ser MEI também tem as suas vantagens? Vamos entender como funciona. 

O que é MEI? 

A partir do momento que foi criado uma MEI para você, automaticamente passou a ter um CNPJ, ou seja, já possui uma empresa. 

Por isso, passará a ter alguns benefícios, que só as empresas possuem, como por exemplo: 

  • Poderá abrir conta empresarial no banco. Depois disso, adquirir empréstimos com juros mais baixos. 
  • Com um CNPJ MEI você pode emitir nota fiscal sem custo. Ou seja, mais vendas e seriedade para seu negócio. 
  • Pagando em dia o seu MEI, você garante benefícios como aposentadoria por idade, auxílio doença e salário-maternidade. 

Saiba mais sobre o MEI através do artigo: O que é MEI? 

Quanto eu tenho que pagar sendo MEI? 

O Imposto do MEI é de responsabilidade do Microempreendedor, ou seja, responsabilidade do funcionário. Por isso fique atento! 

Porque deve ser pago os impostos todos os meses, pois a MEI está em seu nome e a dívida poderá ser repassada ao seu CPF. 

O valor a ser pago mensal está em torno de R$50,00 por mês. 

Se não houver o pagamento em dia do imposto perde os benefícios previdenciários, ou seja, não poderá solicitar o auxílio maternidade, aposentadoria, por exemplo. 

Além disso, muitos abrem a MEI e deixam de pagar as parcelas mensais obrigatórias. Fique atento! Porque sem o pagamento na data correta, tem a possibilidade de ocorrer o cancelamento automático do MEI, mas, os débitos continuam em aberto.  

Após o cancelamento do MEI por falta de pagamento, a dívida é transferida automaticamente para o CPF do responsável. 

Está preocupado e quer saber como está a situação com a sua MEI? 

Nós mande uma mensagem que algum dos nossos consultores irá lhe auxiliar.  

Conheça o nosso escritório. DR Contabilidade

Deixe uma resposta

Nenhum comentário para "Meu chefe abriu uma MEI em meu nome."

Nenhum comentário até o momento.