Dicas de organização em tempo de crise

30 de junho de 2020

legalizar-loja

 

Em momentos de crise as empresas passam por uma situação difícil. Ainda mais quando a maioria não tem capital de giro para conseguir fazer o negócio continuar no mercado e não fechar. 


Nesse período o empresário se desespera, não sabe o que fazer. A principal dica é manter a calma, pensar nos próximos passos e se planejar para manter a empresa de pé. 

Por isso, nesse momento de desespero, separamos algumas dicas de organização. I 

I – Faça um planejamento e estabeleça prioridades 

Está na hora de sentar e estabelecer quais são as prioridades do seu negócio. Precisa ser levantado tudo sobre: Contas a pagar e contas a receber; Colaboradores; Despesas. 

Faça um planejamento e elimine todos os custos que podem ser cortados, e se não for possível cortar nenhum, o vantajoso é diminuir valores. 

Nesse momento não dá para continuar com despesas desnecessária, o dono precisa ter muito claro sobre o que é prioridade e o que pode ser cortado. 

Após fazer todo esse processo, prepare a empresa com um planejamento para a retomada dos negócios. 

 

II – Mantenha a sua empresa presente no dia a dia dos consumidores 

Como eu sempre digo: “Empresa que não é vista, não é lembrada”. Então está na hora da sua empresa estar ainda mais presente na vida dos clientes. 

O seu concorrente está passando por essa mesma crise que você, por isso, é necessário se destacar. Porque quando for ter a retomada, a sua empresa vai se diferenciar e sair na frente. 

Uma coisa é certa, quando essa crise passar os seus clientes vão querer comprar. E o que a sua empresa está fazendo a respeito? 

 

III – Seja flexível, inove e se adapte sempre que possível 

Esse ponto é meio complicado de se tocar, mas é muito importante. 

Nós sabemos que em momento de crise é muito difícil pensar em maneiras de se renovar. Enquanto só estamos pensando nas contas a pagar, nos funcionários e nos clientes que não estão comprando. 

Mas é necessário, pense se em todo esse momento não há uma oportunidade? Uma oportunidade da sua empresa se renovar e abrir asas e crescer. 

Tem um exemplo de uma empresa que passou no programa Pequenas Empresas e Grandes Negócios. O empresário vendia materiais de plásticos para festas, com o fechamento desse negócio de festas a empresa se viu sem “chão”. Mas eles se reinventaram, criaram embalagens de recipientes para álcool em gel e outros produtos para a crise. 

Outro exemplo que passou no mesmo programa. Uma empresária alugava impressoras para empresas, com o fechamento, as impressoras foram devolvidas. Mas apareceu outra demanda, o aluguel de notebook para os funcionários trabalharem em Home Office. 

Viu como é possível se reinventar. Por isso, procure maneiras e não só apenas pensar nas dificuldades.  Qualquer dúvida Fale Conosco.

Dicas de Leitura 🙂

Deixe uma resposta

2 Comentários para "Dicas de organização em tempo de crise"