Dependente: Declaração do Imposto de Renda 2020

26 de março de 2020

Dependente pode ser algum dos seus familiares, você sabia disso? 

Não sabe quem pode ser declarado como dependente na sua declaração do Imposto de Renda 2020? Por isso, nesse artigo irei te mostrar as pessoas que podem ser incluídas.  

Primeiro vamos entender como funciona 

A Declaração do Imposto de Renda é uma obrigação que todo os contribuintes precisam fazer todos os anos. 

Para quem não sabe, contribuintes são todas as pessoas físicas (que possuem CPF). 

Essa declaração deve ser entregue logo no começo do ano. Por isso, no ano de 2020 sua entrega começou no dia 02/03/2020 e se encerra no dia 30/04/2020. 

As consequências para as pessoas que são obrigadas a entregar a Declaração do Imposto de Renda e não o fazem é ter que pagar multa. Portanto, o valor da mínimo a ser pago por essa multa é de R$165,74. 

 

Quem pode ser declarado como Dependente 

Por outro lado, para declarar qualquer pessoa como dependente, precisa ser informado o número do CPF (cadastro de pessoa física) 

Filhos ou enteados 

Os filhos e enteados podem ser declarados como dependentes, mas precisam ter menos de 21 anos de idade. Da mesma forma, os que ainda estudam alguma faculdade ou curso técnico, até os 24 anos de idade. 

 

Parentes 

Podem incluir qualquer parente como dependente se o contribuinte possuir qualquer guarda judicial. Mas, as leis são as mesmas dos filhos e enteados, em relação a idade. 

 

Cônjuge ou companheiro 

Pode ser informado como dependente se possui um casamento oficializado, estão juntos a mais de 5 anos. Além disso, se possuírem se possui filhos já basta.

Como resultado, os rendimentos de ambos precisam ser incluídos. Por isso, vale a análise se compensa adicionar esse dependente. 

Conheças sobre a Declaração do Imposto de Renda 2019

Qualquer outra pessoa que o contribuinte possuir guarda judicial pode ser declarado como dependente. Se houver um totalmente incapaz, ele pode ser incluído mas é necessário ser o tutor. 

Nome

 

 

Fazemos a sua declaração do Imposto e Renda

Deixe os seus dados que entramos em contato.

Conheça o nosso escritório

Deixe uma resposta

Nenhum comentário para "Dependente: Declaração do Imposto de Renda 2020"

Nenhum comentário até o momento.