Contabilidade Gerencial

09 de abril de 2019

Contabilidade Gerencial

Contabilidade Gerencial nas empresas

 

Frequentemente estamos tomando várias decisões. Como por exemplo: a que hora nos levantamos, que roupa vestiremos, qual trabalho iremos desenvolver durante o dia, etc.

Algumas são decisões importantíssimas: o casamento, a carreira, a aquisição da casa própria, para exemplificar.

Evidentemente, essas decisões mais importantes requerem cuidado maior. Como também, análise mais profunda sobre os elementos disponíveis, pois uma decisão importante mal tomada pode prejudicar toda uma vida.

Dentro de uma empresa a situação não é diferente. Frequentemente os responsáveis pela administração estão tomando decisões, quase todas importantes, vitais para o sucesso do negócio.

Por isso, há necessidade de dados, de informações corretas, de auxilio que contribuam para uma boa tomada de decisão.

 

O que é Contabilidade Gerencial?

A contabilidade é o grande instrumento que auxilia a administração a tomar decisões.

A Contabilidade Gerencial está voltada única e exclusivamente para a administração da empresa.  Procurando suprir informações que se “encaixem” de maneira válida e efetiva no modelo decisório administrador.

De maneira geral, portanto, pode-se afirmar que todo procedimento, técnica, informações ou relatório contábil feito “sob medida” para que a administração as utilize na tomada de decisões entre alternativas conflitantes, ou na avaliação de desempenho.

Certos relatórios financeiros, todavia, são válidos tanto sob o ponto de vista do interessado externo à empresa quanto sob ponto de vista da gerência.

 

Atitudes e características do Contador Gerencial

As características que distinguem o bom contador gerencial de outros profissionais ligados na área da contabilidade, diríamos que a fundamental é saber “tratar”, aprimorar e apresentar de maneira clara, resumida e operacionais dados espalhados contidos nos registros de contabilidade financeira, entre outros, bem como juntar tais informes com outros conhecimentos não especificamente ligados à área contábil, para suprir a administração em seu processo decisório.

Um contador gerencial deve ser elemento com formação bastante ampla, inclusive com conhecimento, senão das técnicas pelo menos dos objetivos ou resultados que podem ser alcançados com método em quantidades.

 


Deixe uma resposta

1 comentário para "Contabilidade Gerencial"