Como cancelar o MEI em atraso?

13 de maio de 2022

encerrar-mei

Se você é Microempreendedor Individual e não vai mais fazer uso do CNPJ, a melhor opção é dar baixa para não aumentar a sua dívida.

A suspensão da inscrição de Microempreendedor Individual está de acordo com as resoluções nº 36 de 2016 e nº39 de 2017, estabelecida pelo CGSIM, que regulamenta a Lei Complementar 123, de 2016.

Mas saiba que o recomendado é quitar todas as dívidas antes de encerrar a empresa. Porque a cobrança pode ser lançada ao seu CPF posteriormente.

Não fique preocupado, se não conseguir quitar no momento, pode ser feito parcelamento do valor. Vamos saber mais logo abaixo…

Nunca paguei o MEI, posso cancelar?

O que significa dar Baixa no MEI?

Dar baixa no MEI significa que você vai fechar a sua empresa. Esse processo é importante porque se o cadastro continua ativo, mesmo não usando, todos os meses é necessário efetuar o pagamento do imposto mensal.

A baixa é permanente e não pode ser revertida, ou seja, pode esquecer esse CNPJ. Mas não impede que no futuro você abra outro CNPJ, inclusive como MEI.

 

baixa-mei

Como cancelar o MEI em atraso?

Esse processo de cancelar o MEI, baixar definitivamente, pode ser feito online e gratuitamente. Mas quando for fazer só tome cuidado para não cair em sites falsos.

A página oficial para fechar a MEI é o “Portal do Empreendedor”.

As etapas de cancelamento de MEI são as seguintes: realizar o processo de baixa; pagar ou parcelar os débitos em atraso; e por último efetuar a declaração Anual do MEI em Situação Especial.

Quanto tempo demora para cancelar o MEI?

Se estiver com tudo em dia e não acontecer nenhuma complicação durante o processo nos sites do governo, a baixa sai no mesmo dia.

Como ter certeza da baixa no MEI?

Deverá efetuar uma consulta no Portal do Governo Federal. Acesse o Portal do Empreendedor, o site já citamos um pouco acima, “Consulta de CNPJ cancelados”, você digita os dados e receba a confirmação do cancelamento.

Conseguiu cancelar a sua MEI e agora se arrepender!?… Descubra se é possível reativar – É possível reativar MEI que foi baixada?

O que acontece depois que cancela o MEI?

O cancelamento do MEI é definitivo. Por isso, precisa verificar realmente se desejar perder esse cadastro.

Vale lembrar que o CNPJ do MEI cancelado não pode mais ser usado, além das inscrições estaduais e municipais se porventura tiver.

Mas o cancelamento não impede abrir outra empresa, até mesmo uma outra MEI.

Deseja cancelar essa MEI e se livrar desse problema!? Nós mande uma mensagem no WhastApp, ou deixe por aqui mesmo. Estarei verificando a sua situação e te auxiliando no que precisar.

Deixe uma resposta

Nenhum comentário para "Como cancelar o MEI em atraso?"

Nenhum comentário até o momento.