Abriu MEI em Rondonópolis e nunca pagou nada?

06 de janeiro de 2021

mei-em-rondonópolis


Todo profissional MEI em Rondonópolis possui deveres e obrigações como em qualquer outro local. Deve ficar atentos aos requisitos para não ficar com dívidas.

O profissional autônomo que se torna MEI (Microempreendedor Individual) possui deveres e obrigações.

Com a facilidade em abrir uma empresa MEI, muitos profissionais que trabalhavam ilegalmente se formalizaram. Ou seja, esses profissionais estavam atrás de uma segunda renda ou até mesmo da renda principal.

No caso da cidade de Rondonópolis não foi diferente, muitos profissionais que trabalhavam autônomos e se transformaram em MEI e não pagou o imposto apenas por falta de informação.

Isso ocorreu porque a maioria não tivera informações do funcionamento dessa abertura de empresa, que mesmo sendo uma modalidade simples, possui responsabilidades.

Benefícios em se tornar MEI

Após se tornar MEI terá o benefício de obter o cartão CNPJ (Cartão Nacional de Pessoa Jurídica). Além disso, o profissional obtém todos os benefícios e direitos de um pequeno empresário.

Alguns desses são, por exemplo, abrir conta empresarial em bancos e possuir empréstimos com juros e prazos melhores. Lembrando que só e possível para pessoas jurídicas, ou seja, empresas.

Além disso, terá benefícios previdenciários, como aposentar e obter auxílio maternidade, auxílio doença, entre outros.

Impostos do MEI

O Imposto do MEI é um valor fixo e considerável baixo. Tem como base o salário mínimo vigente no período, por exemplo, estamos no ano de 2021 então o valor do imposto do MEI é com base o valor do salário mínimo de 2021.

O valor do Imposto do MEI está em torno de R$60,00 mensais, havendo alteração todos os anos.

Todos os meses o boleto do MEI deve ser pago em dia, ou seja, não pode pagar em atraso. Se possui uma MEI em Rondonópolis e nunca pagou nenhum imposto ou pagou algumas e as outras não, está com alguns problemas. Vamos explicar mais logo abaixo.

Abriu MEI em Rondonópolis e nunca pagou nada, e agora?

O boleto do MEI é emitido mensalmente, mesmo se a empresa não estiver em funcionamento. Por isso o aconselhável, se não houver utilizações da MEI, fazer o pedido de baixa da empresa e estar fechando perante a Receita.

Se não houver o pagamento do boleto do MEI, o pequeno empresário estará adquirindo uma dívida. Ou seja, esse profissional estará estará em débito com a Dívida Ativa da União. Se não houver o pagamento de meses consecutivos poderá ocorrer até a baixa da empresa e não poderá mais ser utilizada.

E também se o MEI não pagar os boletos em dias estará perdendo os benefícios previdenciários: Aposentadoria, Auxílio doença, Auxilio maternidade, entre outros. Pois para adquirir esse benefício deverá estar em dia com os boletos e também respeitar um período de carência.

O aconselhável quando o profissional autônomo optar em se tornar o MEI conhecer como funciona essa categoria, ou seja, poderá fazer isso através desse artigo.

E se já possui MEI e está devendo, procure um profissional especializado para te ajudar e procurar a melhor forma de ficar em dias com o Governo. Fale conosco.

Deixe as suas dúvidas, que algum de nossos especialistas entrarão em contato respondendo a sua pergunta.

Deixe uma resposta

Nenhum comentário para "Abriu MEI em Rondonópolis e nunca pagou nada?"

Nenhum comentário até o momento.