Abriu MEI em Curitiba e nunca pagou nada?

01 de fevereiro de 2021

mei-em-curitiba

Todo profissional MEI em Curitiba possui deveres e obrigações como em qualquer outro local. Deve ficar atentos aos requisitos para não ficar com dívidas.


O profissional autônomo que se torna MEI (Microempreendedor Individual) possui deveres e obrigações.

Com a facilidade em abrir uma empresa MEI, muitos profissionais que trabalhavam ilegalmente se formalizaram. Ou seja, esses profissionais estavam atrás de uma segunda renda ou até mesmo da renda principal.

No caso da cidade de Curitiba não foi diferente.

Muitos profissionais que trabalhavam autônomos e se transformaram em MEI e não pagou o imposto apenas por falta de informação.

Isso ocorreu porque a maioria não tivera informações do funcionamento dessa abertura de empresa.

Abrir empresa em Curitiba

Curitiba é um município brasileiro, sendo capital do estado do Paraná. Além disso, essa cidade se tornou uma importante parada comercial, conhecida pelas ruas largas.

É uma cidade com varias inspirações urbanísticas e legislação que visa controlar seu crescimento, fatores que levaram a cidade a ficar famosa.

Curitiba foi eleita várias vezes como “A Melhor Cidade Brasileira para Negócios”, segundo classificação elaborada pela revista Exame.

Benefícios em se tornar MEI em Curitiba

Após se tornar MEI terá o benefício de obter o cartão CNPJ (Cartão Nacional de Pessoa Jurídica). Além disso, o profissional obtém todos os benefícios e direitos de um pequeno empresário.

Alguns desses são, por exemplo, abrir uma conta empresarial em bancos e possuir empréstimos com juros e prazos melhores. Lembrando que só e possível para pessoas jurídicas, ou seja, empresas.

Além disso, terá benefícios previdenciários, como por exemplo, aposentar e obter auxílio maternidade, auxílio doença, entre outros.

Impostos do MEI

O Imposto do MEI é um valor fixo e baixo. Tem como base o salário mínimo vigente no período. Por exemplo, estamos no ano de 2021 então o valor do imposto do MEI é com base o valor do salário mínimo de 2021.

O valor do Imposto do MEI está em torno de R$60,00 mensais.

Todos os meses o boleto do MEI deve ser pago em dia, ou seja, não pode pagar em atraso. Se possui uma MEI em Curitiba e nunca pagou nenhum imposto ou pagou algumas e as outras não, está com alguns problemas. Vamos explicar mais logo abaixo.

Abriu MEI em Curitiba e nunca pagou nada, e agora?

O boleto do MEI é emitido mensalmente, mesmo se a empresa não estiver em funcionamento. Por isso o aconselhável é fazer o pedido de baixa da empresa e estar fechando perante a Receita.

Se não pagar em dias o profissional estará em débito com a Dívida Ativa da União. Além disso, se não houver o pagamento de meses consecutivos poderá ocorrer até a baixa da empresa e não poderá mais ser utilizada.

E também se o MEI não pagar os boletos em dias estará perdendo os benefícios previdenciários. Benefícios que são eles: aposentadoria, Auxílio doença, Auxilio maternidade, entre outros. Pois para adquirir esse benefício deverá estar em dia com os boletos e também respeitar um período de carência.

O aconselhável quando o profissional autônomo optar em se tornar o MEI conhecer como funciona essa categoria, ou seja, poderá fazer isso através desse artigo.

E se já possui MEI e está devendo, procure um profissional especializado para te ajudar e procurar a melhor forma de ficar em dias com o Governo. Fale conosco.

Regularize a sua MEI hoje mesmo. Converse com algum de nossos especialistas.

Deixe uma resposta

Nenhum comentário para "Abriu MEI em Curitiba e nunca pagou nada?"

Nenhum comentário até o momento.