Abriu MEI e nunca pagou?

14 de abril de 2019

nunca-paguei-o-mei-como-regularizar

Abri MEI e nunca paguei

Se você abriu sua empresa MEI e nunca pagou, esse conteúdo irá te ajudar.

O profissional autônomo que se torna MEI (Microempreendedor Individual) possui deveres e obrigações.

Com a facilidade em abrir uma empresa MEI, muitos profissionais que trabalhavam ilegalmente se formalizaram. Ou seja, esses profissionais estavam atrás de uma segunda renda ou até mesmo da renda principal.

Muitos desses profissionais que trabalhavam autônomos e se transformaram em MEI e não pagou o imposto. A maioria não tiveram informações do funcionamento dessa abertura de empresa, que mesmo sendo uma modalidade simples, possui responsabilidades.

 

Benefícios em se tornar MEI

Após se tornar MEI terá o beneficio de obter o cartão CNPJ (Cartão Nacional de Pessoa Jurídica) o profissional irá possuir direitos de um pequeno empresário. Como por exemplo: Abrir conta empresarial em bancos e possuir empréstimos com juros e prazos melhores. Aonde apenas pessoas jurídicas conseguem.

Além disso, terá benefícios previdenciários, mas se tem o MEI e nunca pagou irá perder esses benefícios. Como resultado, poderá aposentar e obter auxílios entre eles: auxilio maternidade e auxilio doença.

 

Impostos do MEI

Quando o profissional autônomo se torna MEI e nunca pagou estará com sérios problemas. Ele deverá pagar os seus boletos em dias, porque essa é uma das obrigações do MEI.

Esse boleto tem valor fixo e baixo, ou seja, podendo assim o MEI se organizar e quitar essa dívida mensalmente. Com isso, o valor desse boleto tem como base o salário mínimo, por isso quando houver o reajuste do salário mínimo anualmente esse valor do boleto irá aumentar automaticamente.

O valor do boleto é em torno de R$50,00 mensais, havendo alterações se as empresas forem de comércio e serviços.

 

Abri MEI e nunca paguei, e agora?

O boleto do MEI é emitido mensalmente, mesmo se a empresa não estiver em funcionamento. Por isso o aconselhável, se não houver utilizações da MEI, fazer o pedido de baixa da empresa e estar fechando perante a Receita.

Se não houver o pagamento do boleto do MEI, o pequeno empresário estará adquirindo em debito com a Divida ativa da União. Se não houver o pagamento de meses consecutivos poderá ocorrer até a baixa da mesma.

E também se o MEI não pagar os boletos em dias estará perdendo os benefícios previdenciários: Aposentadoria, Auxilio doença, Auxilio maternidade, entre outros. Pois para adquirir esse beneficio deverá estar em dias com os boletos e também respeitar um período de carência.

O aconselhável quando o profissional autônomo optar em se tornar o MEI conhecer como funciona essa categoria, ou seja, poderá fazer isso através desse artigo. E se já possui MEI e está devendo, procure um profissional especializado para te ajudar e procurar a melhor forma de ficar em dias com o Governo. Fale conosco.

 

E se deseja adquirir uma contabilidade especializada, clique aqui.

 

Deixe uma resposta

11 Comentários para "Abriu MEI e nunca pagou?"

  • Wellington Silva disse:
    21 de maio de 2020 às 17:52

    Boa tarde !
    Abri o MEI ha exatamente 12 meses e nunca paguei , se eu começar pagar os boletos atrasados voltarei a ter os benefícios do INSS ?

    • Débora Rufino disse:
      20 de maio de 2021 às 17:21

      Para ter direito aos benefícios você precisa pagar a guia do mês em dia.

      Assim voltará a ter os benefícios do INSS.

  • Archangelo de Fazio Júnior disse:
    22 de setembro de 2020 às 19:10

    Obrigado pelo artigo, responde a várias dúvidas. Mas é possível parcelar os atrasados?
    Estou em atraso desde 2014 😬

    • Débora Rufino disse:
      11 de outubro de 2020 às 15:39

      Olá!
      Sim, é possível fazer o parcelamento. O parcelamento é feito através do Portal do Simples Nacional. Abraço 🙂

  • Dnatali disse:
    22 de janeiro de 2021 às 14:06

    Oi giz o cadastro do mei e o boleto da primeira taxa vence hoje. Se eu não pagar automaticamente e cancelado? Ou ficarei com débito?

    • Débora Rufino disse:
      20 de maio de 2021 às 17:12

      Você ficará com débitos, pois o boleto é gerado automaticamente todos os meses.

  • Isabela Linhares disse:
    16 de fevereiro de 2021 às 13:36

    Olá, caso eu depois de anos com a MEI aberta sem pagar nenhum boleto eu venha a trabalhar com carteira assinada e feche a empresa com os débitos. Se eu não pagar, no recebimento de um auxílio ou para aposentar? mesmo eu estando registrada e meu empregador fazendo esse recolhimento?

    • Débora Rufino disse:
      20 de maio de 2021 às 17:10

      Você vai ter direito aos benefícios somente no período em que estava de carteira assinada.

  • Carlos disse:
    26 de fevereiro de 2021 às 08:40

    Fiz mei nunca paguei. Depois de 2 anos cancelei e já faz dois anos isso e meu nome não está com divida ativa na união. Acabei de emitir uma certidão negativa de débito da união.