Planejamento Financeiro para escritório de Advocacia

11 de maio de 2019

Planejamento Financeiro para escritórios de Advocacia

Planejamento financeiro

Para escritório de Advocacia

O planejamento financeiro consiste na previsão de receita e, sobretudo despesas durante um período de tempo.

Não é recomendável que se inicia a atividade com grandes investimentos, da mesma forma com a crença de um retorno em menos de 5 anos. Como resultado, é bem possível que passe os primeiros anos com pouquíssimos clientes, motivo pelo qual deve-se evitar consumo de recursos de forma exagerada nesta etapa inicial.

Antes de tudo é necessário ter uma identidade visual para o Advogado. Descubra como.

 

Honorários

Abrange a remuneração de todos aqueles que pessoalmente desempenham um serviço, ou seja que demanda conhecimento técnico cientifico.

Existem pelo menos cinco formas de cobranças que são utilizadas:

  • Por hora;
  • Por serviço;
  • Quota lites;
  • Partido;
  • Misto.

A estrutura dos seus honorários deve ser orientada pela seguinte fórmula matemática: custos fixos + custos variáveis + pro-labore. Isto é, deve-se levar em consideração os custos que terá na manutenção diária da atividade (custos fixos), os custos que variam de acordo com o processo ou cliente em questão (custos variáveis) e o valor devido a você quanto profissional (pro-labore).

A partir do levantamento dos custos fixos e variáveis, é possível estabelecer um valor mínimo para os seus serviços, ou seja no sentido de não lhe causar prejuízo.

 

Escritório físico

O escritório é a sede da sua atividade advocatícia. Não é só um espaço de trabalho, mas sim o maior cartão de visitas que os clientes terão. Pois ele  impactara na imagem que você sustentara junto a eles.

A escolha do local dependera do nicho de mercado que pretende atuar.

O local do escritório de advocacia deve ser compatível com a classe profissional, de fácil acesso aos clientes e compatível com nicho de mercado.

 

O gerenciamento de qualquer atividade define sua sobrevivência ou não no mercado. Uma empresa mal gerenciada é uma receita para o desastre.

 

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